Publicidade
Início Notícias Gestão Bancos tradicionais perdem 40% das transferências em três anos, aponta levantamento

Bancos tradicionais perdem 40% das transferências em três anos, aponta levantamento

1
Publicidade

Um levantamento realizado pela Transfeera, plataforma open banking de gestão e processamento de pagamentos, mostra que os bancos tradicionais têm perdido espaço frente aos digitais, comprovando mudanças já sentidas pelo mercado. Até dezembro de 2017, 99% dos pagamentos da fintech se concentravam nos cinco maiores bancos brasileiros: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa. Já em dezembro de 2020, 61% dos pagamentos tinham como destino os cinco maiores bancos — uma queda de 39% em três anos. A queda dos bancos tradicionais é um contraponto ao crescimento dos bancos digitais, especialmente do Nubank, que em dezembro de 2020 representou 15% do total de pagamentos realizados.

Carlos Augusto de Oliveira, Diretor de Tecnologia da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e investidor da Transfeera, comenta que é notável o crescimento da base de clientes dos Bancos Digitais, em função da conveniência do onboarding, facilidade de acesso e atratividade pelo apelo de modernidade. Mas, para o especialista, a realidade constatada no ambiente de pagamentos da Transfeera vai além: “o estudo demonstra uma tendência clara de utilização crescente desses Neo-Bancos ao escolherem de forma crescente estas instituições digitais como plataforma para recebimento do seu fluxo financeiro, o que significa uma opção de uso prioritário no seu dia-a-dia”, diz.

“Mecanismos de liquidação digital e instantâneas e ecossistemas de compartilhamento e integração, trazidas pelo Pix e Open Banking tendem a pressionar ainda mais os Bancos tradicionais obrigando-os a acelerar a agenda de transformação ao mesmo tempo que acirra a competição com fintechs com estruturas mais leves e ágeis por definição”, finaliza o Diretor da ABBC.

O presente estudo analisou um montante de 3, 2 milhões de transferências bancárias, realizadas entre abril de 2017 e dezembro de 2020. Do total de transferências, 2,3 milhões (73%) tiveram como destino pessoas físicas e 861 mil (27%) pessoas jurídicas. O levantamento foi possível por meio da análise de dados da plataforma da startup que faz a gestão e o processamento de pagamentos em escala. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Market share de bancos para pessoas físicas: Nubank expande, Banco do Brasil perde 23% em três anos

O Banco do Brasil é o banco tradicional que mais sofre com a perda de contas. Em dezembro de 2017, 33% dos pagamentos realizados pela Transfeera tinham como destino o BB, em dezembro de 2020, três anos depois, representam 10% — uma queda de 23%.

Em dezembro de 2020 o Bradesco segue em uma trajetória estável recebendo cerca de 14% dos pagamentos realizados. Nubank vem em franca aceleração, representando 18% dos pagamentos. O cenário para os grandes bancos também não é animador nas transferências para pessoas físicas. Em dezembro de 2018 representavam mais de 80% dos pagamentos, em dezembro de 2020 representam 55%.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Acredito que alguns percentuais tiveram seu uso incorreto, como, por exemplo, ao citar que o BB caiu de 33% para 10%, representando “uma queda de 23%”.
    Entendo que foi uma queda de 23 pontos percentuais, equivalente neste caso a 69,7%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile