Publicidade
Início Notícias Inovação Enel inaugura sala de realidade virtual para capacitar colaboradores em SP

Enel inaugura sala de realidade virtual para capacitar colaboradores em SP

0
Publicidade

A Enel Distribuição São Paulo acaba de inaugurar uma nova sala de realidade virtual para o treinamento de eletricistas. O local foi instalado no Centro de Treinamento da concessionária em Guarapiranga, na Zona Sul da capital paulista. O novo espaço permitirá aos profissionais da companhia uma imersão em cenários próximos à realidade diária da operação de uma rede elétrica, simulando situações de perigo e adversidades dentro de um ambiente controlado.

Com uma carga horária estimada em 8 horas, o treinamento em realidade virtual irá compor a trilha de desenvolvimento dos eletricistas da concessionária. Atualmente, os colaboradores são submetidos a uma série de capacitações técnicas, teóricas e práticas, que são feitas todos os anos para qualificação e aprimoramento nas atividades em Redes de Distribuição Elétrica na concessionária.

O uso da realidade virtual tem por objetivo aumentar o nível de conhecimento técnico do trabalho em campo e manuseio dos equipamentos, por meio de aprendizagem ativa e da personalização do nível de complexidade das ações em campo, simulando as atividades de risco e algumas situações inesperadas. Deste modo, a nova sala irá contribuir para ampliar a segurança na execução dos trabalhos pelos eletricistas.

Além de melhorar o nível de capacitação, o treinamento em realidade virtual será usado pela companhia para testar a aptidão dos profissionais para as atividades, identificando os eletricistas mais aptos para executar cada uma das tarefas existentes. Todas as ações buscam contribuir para reduzir os erros humanos e os comportamentos inseguros e mitigar riscos e acidentes, melhorando o nível de excelência operacional dos ativos.

Durante o treinamento em realidade virtual o eletricista opera o equipamento por meio de um controle em cada uma das mãos e um óculos de realidade virtual. O exercício é exibido para outros colaboradores presentes no local por meio de uma televisão. A sala virtual tem a capacidade de treinamento para 16 colaboradores ao dia. Porém, devido aos protocolos adotados pela Enel Distribuição São Paulo durante a pandemia do novo coronavírus, o número precisou ser reduzido para nove pessoas para seguir as recomendações sanitárias.

Hoje em dia, os colaboradores têm à disposição dois cenários para treinamento, que simulam as atividades em linha viva e de manobra subterrânea. A distribuidora ainda está construindo mais dois cenários inovadores, entre eles a substituição de medidores convencionais por medidores inteligentes.

Em 2021, a previsão é adquirir mais 30 equipamentos e desenvolver mais quatros cenários na Enel Brasil, sendo um deles a instalação dos medidores inteligentes do projeto Smart Meter. Atualmente, a concessionária conta com mais de 5 mil eletricistas próprios em seus quadros.

Investimento em realidade virtual

A inauguração da sala no Centro de Treinamento do Guarapiranga reforça a estratégia da Enel no uso da tecnologia para formação e treinamento de eletricistas ao redor do mundo. No Brasil, a empresa já conta com ambientes para realidade virtual em suas operações no Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e agora duas em São Paulo – a sala previamente existente em São Paulo era para demonstração da tecnologia apenas.

Além da nova sala, a Enel Distribuição São Paulo firmou recentemente uma parceria com o SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo) para o desenvolvimento de pesquisa que prevê, além do óculos de realidade virtual, o uso de equipamentos com sensores biométricos. Esses dispositivos permitirão que a empresa monitore batimentos cardíacos, temperatura corporal e outros indicadores, compreendendo como a condição psicológica pode também influenciar na execução das atividades.

A nova sala de realidade virtual em Guarapiranga faz parte do conjunto de iniciativas do Urban Futurability, projeto que prevê o desenvolvimento de mais de 40 iniciativas para transformar a região da Vila Olímpia em um bairro digital e sustentável. A iniciativa, que receberá R$ 125 milhões em investimentos, é financiada com recursos do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile