Três grandes anunciantes estão presentes entre os finalistas da categoria Mobile Marketing – Interação, no Prêmio Tela Viva Móvel: Nestlé, LG e Unilever. A presença de marcas importantes demonstra como o marketing móvel está se tornando maduro no Brasil.
A campanha móvel da Unilever que figura entre as finalistas foi produzida pela agência F.biz e envolveu o lançamento do shampoo Seda Teens no Brasil. A F.biz desenvolveu um site móvel integrado com a comunidade web Seda Teens, a primeira comunidade WAP branded do País, onde as participantes tinham acesso ao seu perfil e de suas amigas, além de acessar dicas de saúde, beleza e horóscopo. Foram montados estandes "Espaço Seda Teens" em dois grandes shoppings onde as consumidoras retiravam brindes cujos cupons foram enviados por SMS a quem tivesse se cadastrado na comunidade. Houve também ações em cinemas: era realizado no telão um jogo da memória com produtos Seda Teens, antes de os filmes começarem. A participação acontecia via SMS. Com menos de dois meses no ar, o mobile site obteve mais de 360 mil visitas. Em média, 17% das pessoas que estavam nas sessões de cinema interagiram com o Quiz. Além disso, a campanha contou com o lançamento de uma versão temática Seda Teens do celular Nokia 5200. Aitec e Cyclelogic também trabalharam no projeto.
A promoção "Nestlé torce por você" envolveu o portfólio completo da empresa, com mais de 2,5 mil produtos, no Brasil inteiro. A Future Group desenvolveu em apenas três meses uma solução via SMS (PIN Code) para facilitar a participação dos consumidores na promoção. Foi criado um software que gera códigos únicos no cupom fiscal de todas as oitenta redes de supermercados participantes. A cada R$ 7 em produtos Nestlé, o consumidor recebia um código único impresso no cupom fiscal. Ao enviar este código via SMS para o número 70000, o consumidor recebia um outro código para concorrer a ingressos para o Campeonato Brasileiro, camisas exclusivas, R$ 70 mil por semana e um grande prêmio de R$ 700 mil reais. Com a promoção, houve aumento no ticket médio superior a 300% no período promocional, aumento das vendas no período da promoção e auxílio no relacionamento com as redes varejistas. Além da Future Group, trabalharam no projeto a Cyclelogic e a Peopleway. Devido aos bons resultados, a Nestlé implementou uma segunda promoção uma semana após o termino dessa iniciativa.
O case da LG pode não ser tão grandioso quanto os outros dois, mas foi criativo. Ele consistiu em promover o campeonato do digitador de SMS mais rápido do Brasil. O evento foi batizado de Mobile World Cup Brazil. O projeto foi realizado pela Okto, em parceria com Dois Pontos Comunicação, MR Promoções e Eventos, Meantime, Promosorte, Globin e todas as operadoras celulares nacionais. Para participar do campeonato, o usuário deveria se cadastrar através da aplicação instalada nos celulares LG Secret, disponíveis nos quiosques dos shoppings Santa Cruz, Aricanduva, West Plaza, Eldorado e Morumbi. Ao final do cadastro, iniciava a contagem regressiva de 5 segundos e o sistema apresentava uma frase aleatória que deveria ser digitada e enviada o mais rápido possível. Caso a frase estivesse correta, a aplicação mandava mensagem de agradecimento com o tempo em que a digitação foi concluída. A aplicação Java foi desenvolvida com layout semelhante à interface para envio de SMS dos celulares LG Secret, que escolhia aleatoriamente a frase a ser digitada além de gerenciar a digitação e tempo do participante. Os finalistas foram selecionados por desempenho e convidados a participar da grande final na casa noturna Pachá, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela MTV.
Votação
Caberá aos leitores das publicações TELETIME, TELA VIVA, TI INSIDE e PAY-TV NEWS, tanto impressas quanto online, a escolha do vencedor entre esses três finalistas. Para tanto, basta votar no seu case preferido no site http://www.telavivamovel.com.br
A votação está aberta até o dia 10 de maio. Os vencedores serão conhecidos durante a oitava edição do Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O prêmio Tela Viva Móvel é o primeiro do gênero no Brasil, dedicado a reconhecer os melhores cases e empresas do setor de telefonia celular nas áreas de entretenimento e mobile marketing durante o ano de 2008. Houve mais de 130 inscrições nas 13 categorias. Os finalistas foram escolhidos por um júri formado por jornalistas especializados. Os vencedores serão definidos por meio de voto popular entre os leitores das publicações da Converge Comunicações.
- Prêmio Tela Viva Móvel