Cloud computing mudará radicalmente papel do CIO, diz especialista

0

Entre as muitas transformações que a tecnologia de cloud computing vai trazer para o mercado, a principal é a mudança nas relações de trabalho dos profissionais de TI com as empresas. O sócio-diretor da consultoria TGT Consult, Pedro Bicudo, acredita que o setor passará por uma especialização nunca vista antes e o papel do diretor de tecnologia nas companhias mudará drasticamente.
Durante palestra no 2º Software Innovation, evento promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações, na quarta-feira, 28, o executivo explicou que a venda de produtos por meio da nuvem acabará com o perfil técnico dos CIOs, e exigirá cada vez menos um executivo especialista para a área de TI.
Bicudo conta que a computação em nuvem forçará os executivos de TI a dedicar mais tempo à leitura de contratos e à administração dos gastos e contas do setor.
Ele explica, porém, que as tarefas do diretor de tecnologia estão longe de se confundir com as do setor financeiro. Segundo ele, o CIO passará, cada vez mais, a ser responsável pela contratação de serviços e da administração do funcionamento de cada um deles.
Ao mesmo tempo, os fornecedores de serviço começarão a se especializar nos ramos de negócios das empresas que atendem, já que a facilidade e a redução dos custos da compra de software e serviços que a computação em nuvem trará tornarão o mercado mais competitivo. Bicudo explica que a facilidade com que os serviços são contratados, e, consequentemente, dispensados, não deixarão escolhas aos fornecedores ao não ser se especializar em determinados segmentos de forma a atendê-los melhor.
Na opinião do executivo, essa nova forma de abordar a contratação de serviços trará muitos benefícios para o mercado, pois a eliminação dos gastos com data center próprio, ou da construção de um parque de TI, por exemplo, permitirão que mais start-ups apareçam no setor. "Por outro lado, isso criará relações mais frágeis, pois os contratos do tipo 'paga-se pelo que se tem', torna as relações entre empresas mais flexíveis e mais fáceis de se terminar", finaliza ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.