Embora o Facebook e o Twitter tenham crescido 804% e 768%, respectivamente, no ano passado, o mercado de redes sociais no Brasil ainda é dominado com folga pelo Orkut. De acordo com pesquisa da consultoria Serasa Experian, o site de relacionamentos do Google tem 62% de participação no mercado de redes sociais no país, seguido pelo YouTube, com 17,23%.
Em contrapartida, o Facebook e o Twitter foram as redes sociais que mais cresceram no ano passado, alcançando o terceiro e quarto lugares, com 2,35% e 1,91% da audiência entre os sites de relacionamento. O relatório mostra ainda que a rede de microblogs permaneceu à frente do Facebook durante quase todo o ano de 2009, mas a partir da segunda semana de dezembro o site de relacionamentos obteve um grande salto no número de usuários e segue como líder de mercado até hoje.
A pesquisa também aponta que, em determinados períodos do ano passado, como as férias escolares de fim de ano, o Orkut liderou inclusive no índice geral de acessos a sites e deixou até mesmo o Google para trás. No balanço final, a rede social do gigante das buscas ficou com 9,8% de toda a audiência de sites do Brasil.
- Audiência