Mercado mundial de software de CRM cresce 12,5% em 2012, aponta estudo

1

As vendas mundiais de software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) totalizaram US$ 18 bilhões no ano passado, o que representa uma expansão de 12,5% na comparação com 2011, quando a receita da indústria do setor atingiu US$ 16 bilhões. Os números do Gartner mostram crescimento três vezes superior ao registrado com softwares corporativos no geral.

Os softwares de CRM na nuvem foram responsáveis por 40% das vendas no ano passado. Segundo a consultoria, o software como serviço é uma alternativa de implantação mais fácil em substituição a sistemas legados, já que aplicações baseadas na web desempenham as mesmas funções e apresentam mais recursos de funcionalidades.

Entre os fornecedores, houve uma alteração no cenário: a Salesforce.com assumiu a liderança do mercado com 14% de participação e receita de US$ 2 bilhões, superando a SAP. A multinacional alemã, na segunda colocação, teve crescimento de apenas 0,1% e ficou com 12,9% de fatia de mercado, com receita de US$ 2,3 bilhões (veja ranking completo na tabela abaixo).

Receita mundial de software de CRM (em milhões de dólares)

Companhia

Receita 2012

Share (%)

Receita 2011

% anual 

Salesforce.com

2,525.6

14

2,004.6

26

SAP

2,327.1

12,9

2,325.1

0,1

Oracle

2,015.2

11,1

1,870.0

7,8

Microsoft

1,135.3

6,3

900.9

26

IBM

649.1

3,6

465.6

39,4

Outros

9,437.7

52,1

8,513.7

10,7

Total

18,090.0

100

16,079.9

12,5

Fonte: Gartner (abril 2013)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.