As vendas mundiais de software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) totalizaram US$ 18 bilhões no ano passado, o que representa uma expansão de 12,5% na comparação com 2011, quando a receita da indústria do setor atingiu US$ 16 bilhões. Os números do Gartner mostram crescimento três vezes superior ao registrado com softwares corporativos no geral.
Os softwares de CRM na nuvem foram responsáveis por 40% das vendas no ano passado. Segundo a consultoria, o software como serviço é uma alternativa de implantação mais fácil em substituição a sistemas legados, já que aplicações baseadas na web desempenham as mesmas funções e apresentam mais recursos de funcionalidades.
Entre os fornecedores, houve uma alteração no cenário: a Salesforce.com assumiu a liderança do mercado com 14% de participação e receita de US$ 2 bilhões, superando a SAP. A multinacional alemã, na segunda colocação, teve crescimento de apenas 0,1% e ficou com 12,9% de fatia de mercado, com receita de US$ 2,3 bilhões (veja ranking completo na tabela abaixo).
Receita mundial de software de CRM (em milhões de dólares)
Companhia |
Receita 2012 |
Share (%) |
Receita 2011 |
% anual |
Salesforce.com |
2,525.6 |
14 |
2,004.6 |
26 |
SAP |
2,327.1 |
12,9 |
2,325.1 |
0,1 |
Oracle |
2,015.2 |
11,1 |
1,870.0 |
7,8 |
Microsoft |
1,135.3 |
6,3 |
900.9 |
26 |
IBM |
649.1 |
3,6 |
465.6 |
39,4 |
Outros |
9,437.7 |
52,1 |
8,513.7 |
10,7 |
Total |
18,090.0 |
100 |
16,079.9 |
12,5 |
Fonte: Gartner (abril 2013)
Não há um estudo deste no segmento vertical da industria farmaceutica ?