Nokia nomeia novo CEO e anuncia estratégia para negócio de infraestrutura de rede móvel

0

Três dias depois de anunciar que concluiu a venda do negócio de telefonia móvel para a Microsoft, por US$ 7,5 bilhões, a Nokia divulgou nesta terça-feira, 29, sua nova estratégia de atuação e a nomeação do indiano Rajeev Suri como seu novo presidente-executivo. Com seu foco de atuação agora concentrado no negócio de infraestrutura de telecomunicações móveis, a fabricante finlandesa adiantou, porém, que vai continuar a investir em suas duas outras unidades de negócios — mapas digitais e no desenvolvimento de propriedade intelectual.

Mesmo assim, a empresa continuará a ser totalmente dependente do negócio de infraestrutura de rede móvel, que atualmente responde por quase 90% da sua receita, que no primeiro trimestre deste ano totalizou cerca de 2,7 bilhões de euros, enquanto a unidade de mapeamento tem participação marginal na receita e enfrenta forte concorrência de empresas como Apple e Google.

Como parte da revisão estratégica, após a venda da divisão de celulares, a Nokia também adiantou que irá realizar o pagamento de dividendos, recomprar ações e reduzir a dívida de mais de 5 bilhões de euros (o equivalente a US$ 6,9 bilhões). O total de dividendos a serem distribuídos aos acionistas soma 1,8 bilhão de euros, que serão pagos ao longo dos próximos dois anos. Em relação a recompra de ações, a empresa disse que vai readquirir 1,25 bilhão de euros de seus papéis, no mesmo período, e reduzir a dívida em 2 bilhões de euros até o segundo trimestre de 2016.

Apesar das incertezas que cercam o plano de longo prazo da empresa, principalmente no que tange a capacidade de integrar as diferentes divisões em uma estratégia coerente, os investidores receberam bem o anúncio de distribuição de dividendos e recompra de ações. Tanto que os papéis da Nokia subiram 5% no pregão da Bolsa de Helsinque, na Finlândia, que já está no início de tarde. As ações da companhia saltaram 86% desde que a venda da divisão de celulares foi anunciada em setembro do ano passado.

"Sinto-me animado com o desafio", disse Suri, de 46 anos, ao New York Times. "A perspectiva da empresa é inspiradora e o futuro é brilhante." Ele assumirá a presidência-executiva na quinta-feira, 1° de maio. Nascido na Índia, Suri é engenheiro e se formou na mesma universidade do novo CEO da Microsoft, Satya Nadella. Ele ingressou na Nokia há quase 20 anos e trabalhou em operações asiáticas da empresa, antes de assumir o comando do negócio de redes.

A Nokia divulgou também nesta terça-feira os resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano. O lucro líquido no período, excluindo a divisão de celulares, foi de 108 milhões de euros, na comparação com a perda de 98 milhões de euros em igual período de 2013. A receita caiu 15%, para 2,7 bilhões de euros, por causa principalmente da redução nas vendas e alienações de ativos da unidade de infraestrutura de telecomunicações, de acordo com relatório da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.