Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Computador ainda é o meio mais usado para acessar a internet no...

Computador ainda é o meio mais usado para acessar a internet no país, indica Pnad

0
Publicidade

O microcomputador é o meio mais utilizado pelos brasileiros para acessar a internet, seguido do telefone celular e o tablet, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quarta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que, na média do país, 88,4% dos domicílios com acesso à internet em 2013 utilizaram o PC, mas a conexão via telefone celular estava presente em 53,6% das residências, enquanto o tablet, em 17,2% delas.

A exceção ficou com a região Norte, onde devido as dificuldades de acesso e a infraestrutura menos desenvolvida o celular foi o dispositivo mais usado para se conectar à rede mundial. Segundo o estudo, 75,4% dos domicílios da região utilizaram o celular para acessar a internet, sendo que o número daquelas que se conectaram via banda larga móvel foi  de 73,5%.

Nas demais regiões, a conexão pela rede fixa ultrapassou a móvel. No Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, a rede móvel era superior a 80%, enquanto em Rondônia, no Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, a rede fixa atingia esse patamar. Rondônia foi o estado que apresentou o maior percentual de acesso exclusivo via microcomputador (61,1%), enquanto que Santa Catarina teve a menor proporção de acesso exclusivo através de celular ou tablet (5%) — veja gráfico abaixo.

Pnad 2

Quando se considera a utilização da rede mundial por meio de microcomputador, o contingente de pessoas foi de 78,3 milhões. Em 2013, 7,2 milhões de pessoas (4,1%) acessaram a internet apenas por meio de outros dispositivos, sendo que na região Norte, esse percentual foi de 8,7% (1,2 milhão de pessoas) — veja gráfico abaixo.

Os sem-internet

O número de brasileiros com dez anos ou mais de idade que se conectaram à internet em 2013 foi de 85,6 milhões de pessoas (49,4%) e a quantidade de domicílios que possuíam acesso à rede mundial era de 31,2 milhões, aponta a Pnad. Os dados significam que mais da metade da população do país (50,6%) não havia utilizado internet nem uma vez nos últimos 90 dias que antecederam o dia da entrevista.

O levantamento constatou que a proporção de pessoas que utilizavam a internet é crescente conforme a classe de rendimento domiciliar per capita, indo de 23,9% na classe dos sem rendimento a um quarto do salário mínimo até 89,9% na classe de mais de dez salários mínimos. A partir da classe um a dois salários mínimos per capita, os percentuais foram acima de 50%.

A análise por distribuição etária mostrou que, em 2013, a utilização da internet ainda é mais frequente dentre os mais jovens: a maior proporção foi alcançada pelo grupo de 15 a 17 anos (75,7%). Mas em todos os grupos compreendidos na faixa de 10 a 39 anos de idade, o uso da rede ultrapassou 50%. Os percentuais decresceram com o aumento da idade, sendo que a menor proporção foi observada entre as pessoas de 60 anos ou mais de idade (12,6%). Já a observação por sexo mostrou que não havia diferença significativa na utilização da Internet por homens (49,3%) e mulheres (49,5%).

Já a análise por situação de ocupação revelou que mais da metade (53,8%) dos ocupados utilizavam a rede mundial, enquanto entre os não ocupados a proporção foi de 43,9%. Segundo os grupamentos ocupacionais, os profissionais das ciências e das artes apresentaram o maior percentual de utilização (91,3%). Pelos grupamentos de atividade, os ocupados em atividades agrícolas (11,4%), serviços domésticos (28,3%) e construção (34,6%) foram os que menos utilizaram a internet.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile