Para onde caminha a experiência do usuário?

1

Pessoal, o assunto do artigo de hoje é mais leve e rápido. Minha proposta é refletirmos um pouco sobre como normalmente enxergamos o usuário e o que podemos fazer para melhorar a tal da "experiência do usuário". Vamos começar repensando a forma como encaramos o usuário: herança dos primórdios da tecnologia, pensava-se que ele deveria ser uma variável completamente mapeável, que se adaptaria totalmente às tecnologias que estava utilizando.

Mais ainda, que teria a OBRIGAÇÃO de se ajustar às necessidades do software.

Mas espere aí…não estaria havendo uma  inversão de valores? Eu explico. A tecnologia nasceu e se desenvolveu sempre com um propósito bem claro: servir como ferramenta, dando ao homem novos poderes e habilidades. Neste sentido, ela deveria buscar ao máximo se adequar ao usuário e não o contrário! Um paralelo nos ajuda a entender melhor: desenvolver tecnologias esperando que o usuário precise adquirir novas aptidões (como saber programar, por exemplo) é a mesma coisa que fazer roupas de tamanho único e esperar que as pessoas se engordem ou emagreçam para caber na vestimenta.

É claro que planejar e desenvolver sistemas tecnológicos, não é tão simples quanto confeccionar roupas, mas a analogia ainda é válida. Na origem das tecnologias de informação e comunicação, tudo nascia do zero. Não havia modelos para serem reaproveitados. Era necessário focar na criação e no aprimoramento das ferramentas e pensar no usuário era uma extravagância. Na medida em que a tecnologia e suas ferramentas se desenvolveram e se difundiram no mercado, passou a ser possível prestar atenção no usuário. Um bom exemplo disso é a história da computação: no início, máquinas eram verdadeiros alienígenas, falando línguas que só experientes programadores conseguiam entender. O passar do tempo fez com que não só os computadores evoluíssem, como surgissem novas ideias, cada vez mais voltadas e preparadas para deleitar o usuário (veja aqui um pouco mais sobre essa história).

Ok, mas isso vale apenas para computadores e sistemas da "Tecnologia da Informação"? Não exatamente. Primeiro, vamos pensar em algo mais corriqueiro e pouco relacionado ao contexto dos computadores e de TI: o automóvel. Compare o primeiro automóvel, inventado no final do século XIX, com os automóveis populares atuais. O resultado é que hoje temos carros que requerem muito menos esforço e preparo técnico por parte do motorista, ou seja, a evolução do carro fez com que ele se tornasse cada vez mais adaptado às pessoas.

O outro ponto é que, mesmo que tudo o que discutimos aqui só fosse dirigido ao universo das telecomunicações e TI, ainda assim podemos dizer ser aplicável a praticamente todos os contextos do nosso dia a dia, pois a tecnologia está cada vez mais permeada no cotidiano, até nos objetos que utilizamos. Aliás, o próprio carro é um ótimo exemplo, visto que hoje a tecnologia vai muito além da mecânica, como é o caso das centrais multimídia.

Enfim, exemplos e ideias não faltam. Agora o ponto principal é que hoje, com a tecnologia já tão desenvolvida, estamos em um momento extremamente propício para exercitar o que antes era secundário: o foco na tal "experiência do usuário". Mais do que isso, agora tornou-se condição necessária para se diferenciar em mercados cada vez mais competitivos e carentes de inovação. Ou seja, o foco na ferramenta pela ferramenta desaparece sem, contudo, barrar o progresso tecnológico. Fica em evidência o usuário, cliente das tecnologias. Hoje os aplicativos aprendem a se localizar dentro de lojas e shoppings para nos orientar. O computador aprende a falar e ouvir para compreender nossos comandos e nos entregar a informação. Os sites e lojas aprendem as nossas preferências para nos oferecer produtos e serviços mais relevantes. Tudo para que clientes e usuários tenham a melhor experiência possível.  Mantendo a analogia: já temos capacidade de produzir roupas comuns em larga escala. Agora precisamos praticar o ofício de conhecer as medidas dos nossos clientes e fazer suas roupas sob medida.

Alexandre Kulpel, executivo de Negócios da Unear.

1 COMENTÁRIO

  1. Os clientes e usuários não mais se conectam, já estamos conectados, via "3As", "anytime, anywhere, any device". Experiências de navegação web satisfatórias se refletem em mais receita, reconhecimento da marca é maior eficiência operacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.