Etecs e Fatecs de SP voltam às aulas remotamente usando plataforma Microsoft Teams

0

Após o período de recesso antecipado devido aos impactos da pandemia de COVID-19, alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais voltam às aulas remotamente na próxima segunda-feira (04/05) utilizando a plataforma de colaboração e comunicação Microsoft Teams.

Desde o dia 22 de abril, o Centro Paula Souza (CPS) tem se dedicado à capacitação de professores e alunos para o uso da ferramenta de aprendizagem virtual, incluindo aula com o especialista em soluções de tecnologia da Microsoft, Francisco Bezerra.

O período de capacitação bem como os tutoriais disponibilizados por meio de vídeos permitem que os estudantes e docentes se adaptem ao modelo à distância, como uma alternativa ao ensino presencial, cujo objetivo é diminuir o impacto da pandemia de COVID-19 no aprendizado, durante o ano letivo.

A partir da próxima segunda-feira ,4, todos os alunos terão acesso a um novo plano de ensino que contempla o modelo EAD e, de acordo com o CPS, o gerenciamento do rendimento destes estudantes será feito com base na entrada em sala de aula, permanência, participação em atividades em tempo real, realização de tarefas solicitadas por meio do Teams, entre outros critérios.

Com o uso da ferramenta, as turmas serão divididas entre grupos e as disciplinas por pastas, o que permite o compartilhamento de arquivos de forma organizada para os alunos. Além disso, eles terão acesso a videoaulas, poderão se comunicar uns com os outros, trocar documentos via chat. Ainda, alunos e professores poderão editar arquivos online, o que facilita a realização e correção de atividades.

Com o Microsoft Teams os alunos podem acessar os conteúdos, aulas e atividades por meio de uma variedade de dispositivos, seja no desktop, notebook, tablet ou smartphone.

Atendendo às recomendações do Governo do Estado e das autoridades de saúde, recessos inicialmente programados para determinados períodos entre os meses de abril, julho e outubro foram concentrados entre os dias 23 de março e 21 de abril. A medida foi tomada para proteger a comunidade escolar e servidores, visando reduzir a proliferação do coronavírus.

Tutoriais

Os dois primeiros vídeos com tutoriais para os alunos sobre o Microsoft Teams, ferramenta de aprendizagem virtual utilizada pelo CPS, já estão disponíveis na internet. Todos os estudantes e professores das Etecs e Fatecs podem acessar os recursos do aplicativo pelo celular ou computador por intermédio do e-mail institucional. Apresentados pelo coordenador de projetos do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead), Sandro Valérius, os vídeos abordam temas sobre como acompanhar as atividades propostas pelos professores, acessar conteúdos, interagir com colegas, fazer comentários e esclarecer dúvidas. Os dois primeiros tratam de uma apresentão geral da ferramenta e a ambientação do aluno .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.