Oxiteno fecha 2021 com o melhor resultado da sua história e divulga seu Relatório de Sustentabilidade

0

A Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas, acaba de lançar o seu Relatório de Sustentabilidade 2021. A publicação traz os avanços e principais práticas em ESG e a melhor performance da história da companhia, com crescimentos em relação ao ano passado de 41% no Ebitda, 36% na receita líquida (R$ 7.103 milhões) e 3% no volume total de vendas (779 mil toneladas). Outros destaques são os lançamentos do "+ Sustentabilidade", que traz a sustentabilidade como protagonista nas comunicações da empresa; o programa de voluntariado "Conectar", com ações voltadas para o pilar social; e o novo "Programa de Relacionamento com Fornecedores", que por meio de critérios visa fomentar a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. 

João Parolin, presidente da Oxiteno, destaca o desenvolvimento da companhia mesmo em um cenário global desafiador. "Em 2021, ano que exigiu de todos flexibilidade e resiliência, continuamos ressignificando o nosso negócio, mantendo a sustentabilidade e inovação no centro da estratégia. Como fruto deste trabalho, alcançamos resultados recordes e uma melhoria substancial no retorno de capital" ressalta. 

Seguindo seu Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030, que se conecta com alguns dos ODS da ONU, a Oxiteno também definiu as ações necessárias para a sua descarbonização no curto, médio e longo prazo, aderiu ao Programa Ambição Net Zero da ONU e alcançou 78 pontos no EcoVadis, se mantendo na categoria Platinum e ocupada por apenas 1% das empresas avaliadas. 

Na frente de Diversidade & Inclusão (D&I), foram criados grupos de afinidade e o programa TOGETHER foi implementado nos EUA e México. A companhia também aderiu ao movimento Equidade é Prioridade da Rede Brasil do Pacto Global, que tem como objetivo aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança. E, com a premissa de que uma empresa só caminha para o futuro com uma visão unificada da sustentabilidade e inovação, a Oxiteno também realizou mais uma edição do Innovation Day, ação que teve como tema a inovação social e a importância do intraempreendedorismo. 

Como já anunciado para o mercado, 2021 também marcou o ano em que a Ultrapar Participações S.A. anunciou a assinatura do contrato para a venda de sua participação na Oxiteno para a Indorama Ventures como parte de uma readequação de seu portfólio de negócios. Já em 2022, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), disponibilizou seu parecer recomendando a aprovação sem restrições da venda da Oxiteno para a IVL. "Este é um novo e importante capítulo da história da Oxiteno e temos certeza de que essa integração ampliará ainda mais nosso potencial de inovação com foco na sustentabilidade", finaliza João Parolin. 

O Relatório de Sustentabilidade 2021 pode ser consultado na íntegra aqui. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.