A HP anunciou nesta sexta-feira, 29, que demitirá 5.700 funcionários na Europa nos próximos dois anos, de acordo com o jornal britânico Financial Times. Os cortes fazem parte do plano da empresa de dispensar 9.330 empregados no total, nas regiões da Europa, Oriente Médio e África, e decorre também do processo de integração das operações da EDS, adquirida no ano passado.
Na semana passada, o CEO da HP, Mike Hurd, havia declarado que os negócios da empresa na China e nos Estados Unidos estão melhorando, mas nas regiões da Europa, Oriente Médio e África as vendas caíram cerca de 11%. O executivo observou que os cortes não estão acontecendo em nenhuma outra região onde a HP mantém operações.
Ainda como parte da estratégia para enfrentar a crise, a fabricante de computadores vai transferir seus centros de produção da Escócia e da Alemanha para a República Tcheca no ano que vem.
Há uma semana, a HP também anunciou que planeja reduzir em 2% a sua força de trabalho, ou seja, demitir cerca de 6.400 funcionários até 2010, como parte do programa de redução de custos.
- Corte profundo