Publicidade

    Um terço das empresas no mundo subestima o valor das redes sociais, diz Microsoft

    2
    Publicidade

    Pouco mais de 30% das empresas no mundo subestimam o valor das redes sociais e muitas vezes restringem o seu uso, ainda que 51% dos funcionários relatem que tais plataformas aumentam a produtividade no trabalho.

    Além disso, mais de um terço (39%) dos funcionários sentem que não existem colaborações suficientes em seus locais de trabalho, e 40% acreditam que ferramentas sociais podem incentivar o trabalho em equipe.

    Estes são alguns dos achados de pesquisa da Microsoft conduzida em 32 países. No Brasil, 57% dos respondentes sentem que o uso da rede social tem resultado em maior colaboração no ambiente de trabalho e 51% dos profissionais acreditam que podem ser mais produtivos com o suporte dessa tecnologia.

    Os entrevistados brasileiros elegem o e-mail (94%) como principal tecnologia para colaboração e comunicação, seguido de mensagens instantâneas (74%), sites e intranets (63%), videoconferência (58%), redes sociais externas (37%) e redes internas (35%).

    Apenas 16% das empresas brasileiras encorajam o uso das redes sociais corporativas, enquanto 46% não encorajam, mas também não restringem o acesso, e 38% têm políticas de restrição de uso.

    A Microsoft prevê que as redes sociais irão permitir conexão de todas as ferramentas de colaboração dentro das empresas, e não atuarão apenas como um site separado ou aplicativo adicionado às atividades diárias dos funcionários.

    “Assim como o e-mail acelerou o ritmo dos negócios nos anos 90, as redes sociais corporativas serão as responsáveis por uma transformação e aumento de agilidade no local de trabalho do século 21”, diz Eduardo Campos, gerente geral da divisão Office na Microsoft Brasil.

    Confira outras descobertas da pesquisa:

    Forma como países, setores e gêneros se relacionam com os níveis de ferramentas de produtividade, colaboração e comunicação no trabalho

    Regiões

    • Os funcionários da região Ásia-Pacífico foram mais propensos a atribuir o uso de ferramentas sociais, seguidos pela América Latina e Europa. Colaboradores da América Latina, no entanto, foram mais inclinados a creditar o aumento da colaboração no local de trabalho às redes sociais, seguidos dos funcionários da região da Ásia-Pacífico e Europa.

    • Há uma maior proporção de trabalhadores na América Latina e na região da Ásia-Pacífico que utilizam ferramentas sociais – e com maior frequência. Em contraste, as pessoas da América do Norte e Europa têm demorado um pouco mais para adotar essas ferramentas.

    Setores

    • Funcionários dos setores de serviços financeiros e governo são mais propensos a dizer que a sua empresa coloca restrições sobre o uso de ferramentas sociais, provavelmente devido ao alto nível de regulação nesses setores.

    • Além disso, os profissionais de serviços financeiros (74%) e governo (72%) são mais propensos, do que os outros campos, a dizer que estas restrições existem devido a preocupações de segurança, enquanto que aqueles que trabalham nos setores de varejo (59%), viagens e hospitalidade (57%) são mais propensos a culpar estas restrições pela perda de produtividade.

    Gênero

    • Os homens são mais inclinados a atribuir níveis de produtividade mais elevados às redes sociais corporativas do que as mulheres.

    • As mulheres tendem a aceitar mais facilmente que sua empresa restrinja o uso de ferramentas sociais do que homens.

    • Os homens são mais favoráveis do que as mulheres a dizer que estas restrições existem devido a preocupações de segurança, enquanto que as mulheres são mais propensas a atribuir às redes sociais a perda de produtividade.

    Fonte: Microsoft – Mai/2013

    Image courtesy of adamr at FreeDigitalPhotos.net

    2 COMENTÁRIOS

    1. Sem dúvidas que o desconhecimento é a grande causa dessas atitudes empresarias em bloquear o acesso as redes. As intranets crescem e absorvem as funcionalidades das redes sociais justamente como prova de que um ambiente virtual colaborativo agiliza algumas operações, reduz custo, integra e disemina o conhecimento.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile