Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) América Latina responde por 22% das detecções globais de ataques de criptojacking

América Latina responde por 22% das detecções globais de ataques de criptojacking

0
Publicidade

Nos últimos anos, o aumento no número de casos de ransomware atraiu a atenção de especialistas em segurança em todo o mundo. A diversificação desta ameaça e sua intensa atividade cresceram exponencialmente, o que fez com que se tornasse a base do cibercrime moderno. No entanto, a febre das criptomoedas rapidamente encontrou outra forma de expressão: o cryptojacking, que é o sequestro da capacidade de processamento de um computador para ganhar dinheiro com a mineração de moedas virtuais.

A ESET pesquisou o assunto eo preparou informações sobre como a América Latina se posiciona a esse respeito e analisa as possíveis causas dessa tendência.

Mineiros na América Latina

Entre as 10 ameaças mais detectadas internacionalmente estão três famílias de mineiros, ou seja, ataques que utilizam o computador alheio para mineirar criptomoedas.

Ao analisar as estatísticas do último mês, em primeiro lugar está o JS/CoinMiner: um script de mineração geralmente relacionado com o serviço CoinHive e detectado pelo laboratório da ESET como uma Aplicação Potencialmente Indesejável (PUA), que pode ser ligada tanto ao cryptojacking como a mineração legítima.

No quarto e quinto lugar do mesmo levantamento, verificam-se duas variantes de mineração que afetam o sistema operacional Windows, sob as assinaturas de Win32/CoinMiner e Win64/CoinMiner. Nestes casos, as ameaças agrupam mais de 1,7 mil tipos diferentes de trojans capazes de minerar criptomoedas no computador infectado. É importante notar que, embora as primeiras detecções dessas famílias tenham ocorrido no ano de 2011, o pico da atividade está ocorrendo somente em 2018.

Ao levar em conta essas três ameaças mencionadas, 22% das detecções globais em 2018 correspondem à América Latina, sendo o Peru o principal afetado, com 42% das detecções latino-americanas. Neste ranking, o Brasil fica em 4°lugar, juntamente com a Argentina, com 6% do total de detecções da região.

O Peru (9%) é o segundo país com o maior número de detecções de mineiros em todo o mundo, logo atrás da Rússia (10%). Além disso, o top 5 de detecções internacionalmente é completado pela Ucrânia (4,8%), Espanha (4,8%) e Tailândia (4,5%).

Vulnerabilidades e criptomoedas

As vulnerabilidades se tornaram uma das principais portas de acesso para os cibercriminosos e parecem se multiplicar ao longo do tempo, por isso, constata-se que o ano de 2017 registrou um máximo histórico no número de falhas relatadas, mais do que o dobro de 2016.

“A combinação da febre das criptomoedas e um maior número de vulnerabilidades se tornou um coquetel explosivo para a indústria do cibercrime”, explica Denise Giusto Bilic, Security Researcher da ESET América Latina. A situação é bastante preocupante inclusive para empresas. “Os cibercriminosos acessam sistemas das empresas para usar a enorme capacidade de processamento de seus servidores com o intuito de minerar criptomoedas”, explica a especialista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile