Publicidade
Início Blogueria Redes de negócios capilarizados vão mais longe com Outsourcing de TI

Redes de negócios capilarizados vão mais longe com Outsourcing de TI

0
Publicidade

A vida dos gestores de empresas capilarizadas – compostas por várias unidades, como filiais, escritórios, centros de distribuição (CDs) ou até mesmo pontos de vendas, espalhados por cidades ou Estados – não é fácil. Isso porque esses executivos precisam garantir que não haja interrupção dos negócios, seja devido a uma máquina avariada ou um sistema de pagamento fora do ar. Situações que podem ocorrer a qualquer hora, em qualquer lugar.

Para dificultar ainda mais, essas estruturas, geralmente de pequeno porte, não possuem o mesmo BackOffice de serviços típicos de uma matriz, para suporte e manutenção do parque tecnológico, que podem ser formados por computadores, workstations, impressoras, etc. e sistemas, como ERPs (Enterprise Resource Planning), utilizados nas operações diárias dos negócios. Por isso, acabam sendo atendidas remotamente pela sede corporativa ou então por prestadores de serviços locais, que não têm o mesmo padrão e qualidade da empresa.

Diante desse cenário, os gestores destas unidades muitas vezes precisam investir tempo também em tarefas operacionais e não correlacionadas à sua função, como monitoria de rede, atendimento aos usuários, etc., já que a sustentação da tecnologia realizada remotamente em filiais, escritórios e pontos de vendas, por exemplo, não é adequada.

Além disso, apesar de estruturas como essas normalmente possuírem uma quantidade menor de equipamentos e sistemas, eles são tão diversificados quanto uma unidade de grande porte, fazendo com que múltiplos fornecedores sejam necessários para o funcionamento do ambiente de TI. A mesma complexidade também ocorre para gestão dos ativos, validação de garantias, renovação de equipamentos, etc.

Ao optar por um modelo que forneça os ativos, sistemas e serviços com um único provedor, é possível reduzir a complexidade de gestão da TI, pois centraliza em um único player o que antes estava distribuído em às vezes mais de 20 fornecedores, sejam os provedores de tecnologias ou os prestadores de serviço, que a sustentam.

Outros benefícios de contar com um único fornecedor são a padronização e agilidade no atendimento – SLAs (Service Level Agreement), que geram ganhos efetivos, possibilitando reduzir em dias ou até semanas, uma parada parcial ou total do ambiente de TI local.

Quando falamos de expansão então, a terceirização com um único fornecedor gera benefícios ainda maiores. Pois ele tem a obrigação e o know-how de orquestrar diversas atividades responsáveis pelo início das operações, seja de um sistema ou máquina, na data pré-estabelecida, garantindo também que aquele novo local, independente se fica em uma grande capital ou cidade pequena, seja produtivo conforme o planejado.

Assim, os gestores de redes capilarizadas podem evitar surpresas desagradáveis, como perda de produtividade e prejuízos à imagem da empresa gerados pelo mau funcionamento dos ativos de TI. Por isso, procure já um parceiro que atenda as suas demandas, com seriedade e as melhores práticas do mercado, para garantir a continuidade plena dos negócios.

Tiago Miranda, diretor comercial da Microcity.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile