Cedro investe em serviços de curadoria de chatbots

0

A Cedro Technologies, empresa de consultoria, serviços de tecnologia e software, investe em soluções práticas de curadoria na construção e no acompanhamento dos chatbots, cujos serviços aumentam a cada dia. No Brasil, segundo a empresa, levantamento já aponta que 80% das pessoas de 19 a 64 anos utilizam diariamente serviços como WhatsApp, Facebook, Messenger ou similares.

Para Thiago Morais Felix da Costa, Product Owner da plataforma People e serviços de inteligência artificial da Cedro, a construção de um chatbot eficiente demanda que o profissional conheça a linguagem da empresa e da persona à que está se dirigindo, além de uma ampla habilidade de comunicação e capacidade de ensino. "Nesse processo é importante ressaltar a escolha de um profissional de linguística para acompanhar o desenvolvimento do projeto, juntamente com a equipe de curadoria de conteúdo, pois juntos buscarão o aprimoramento do assistente virtual para que o mesmo consiga se aproximar das necessidades reais de seus futuros e atuais usuários", explica.

Por mais que o resultado final do desenho do chatbot esteja redondo, segundo ele, é preciso que o curador consiga enxergar melhorias para a ferramenta, analisando o fluxo de mensagens, possíveis interações, modelos de perguntas e seus sentidos (dependendo do contexto usado), pois assim mapeiam os principais "gaps" de comunicação. "O trabalho de curadoria ajuda a empresa a preencher lacunas na comunicação com seus clientes, conhecendo suas principais necessidades e a melhor forma para ajudar. Com o processo de curadoria é possível, por exemplo, identificar um problema que uma grande quantidade de clientes possui e antes não havia observada. Com isso, também é possível alterar o fluxo de conversas e criar novas opções que supram as necessidades dos usuários", ressalta Costa.

Ele cita como exemplo o bot de um site e-commerce que dispõe de uma interação sobre 2ª via da nota fiscal, informando o procedimento para gerar o documento. "Foi identificado, porém, durante a curadoria, que a maior dificuldade dos clientes era saber se o documento seria enviado por correio junto com os produtos. A partir da análise dessas interações, é possível alterar o conteúdo do bot, adicionando as informações realmente importantes para o cliente. A solução é uma tendência irreversível e, nossas soluções pioneiras, acompanham o desenvolvimento deste mercado", finaliza Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.