Serpro e Dataprev unificam módulo de acesso à plataforma Gov.br

0

Na última quinta-feira, 23, o Serpro e a Dataprev terminaram a unificação do módulo de acesso à plataforma Gov.br. Os provedores de identidade das duas empresas se transformaram em um só, beneficiando mais de 22 milhões de usuários com a centralização e simplificação do acesso a vários serviços digitais do governo.

Atualmente, a solução de login e acesso único da plataforma gov.br atende a mais de 80 soluções de governo digital, como o Portal de Serviços do Governo, RedeSIM, ComprasNet, INSS e Portal de Serviços do Denatran.
Login

"Agora, o login dos serviços do Serpro e da Dataprev estão unificados para acessar a plataforma", explica o gerente do Departamento de Governo Digital do Serpro, Rodrigo Mendes.. O acesso ao portal pode ser feito por CPF e senha, além de certificado digital A3, que serve para pessoas físicas e jurídicas, além do NeoId (certificação digital em nuvem). "No futuro, teremos reconhecimento facial e geração de senha temporária a partir do próprio celular do usuário", explica Rodrigo.

Marco

"O trabalho conjunto foi um divisor de águas", avalia o assessor da diretoria da Dataprev para relacionamento e desenvolvimento, Alexandre Pelliccione, que considera a unificação uma nova forma de parceria entre as duas empresa. "No caso dos módulos de acesso, há uma dupla contribuição: o Serpro passa a sustentar a plataforma de autenticação, enquanto a Dataprev providencia serviços que qualificam as contas de acesso", detalha o assessor.

Portal de Serviços

Um dos ambientes acessados pelo login é o do Portal de Serviços do Governo. São sistemas que, reunidos em um mesmo ambiente, atendem às mais diversas situações vividas pelo cidadão: desde serviço militar obrigatório, infrações de trânsito e agendamento de perícias do INSS.

A ideia é construir uma solução única e centralizada para melhorar o acesso e consumo das soluções digitais do governo. No momento, os serviços estão disponíveis em 16 categorias, como "agricultura e pecuária", "educação e pesquisa", "trabalho e previdência", "viagens e turismo".

A Dataprev contribuiu não apenas com seu cadastro, mas também trouxe conteúdos relacionados a sua área de competência, como explicações relacionadas a questões previdenciárias. Há também previsão da criação de um futuro "selo qualificador" para aposentados e pensionistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.