Publicidade
Início Notícias Gestão Serpro e Dataprev unificam módulo de acesso à plataforma Gov.br

Serpro e Dataprev unificam módulo de acesso à plataforma Gov.br

0
Publicidade

Na última quinta-feira, 23, o Serpro e a Dataprev terminaram a unificação do módulo de acesso à plataforma Gov.br. Os provedores de identidade das duas empresas se transformaram em um só, beneficiando mais de 22 milhões de usuários com a centralização e simplificação do acesso a vários serviços digitais do governo.

Atualmente, a solução de login e acesso único da plataforma gov.br atende a mais de 80 soluções de governo digital, como o Portal de Serviços do Governo, RedeSIM, ComprasNet, INSS e Portal de Serviços do Denatran.
Login

“Agora, o login dos serviços do Serpro e da Dataprev estão unificados para acessar a plataforma”, explica o gerente do Departamento de Governo Digital do Serpro, Rodrigo Mendes.. O acesso ao portal pode ser feito por CPF e senha, além de certificado digital A3, que serve para pessoas físicas e jurídicas, além do NeoId (certificação digital em nuvem). “No futuro, teremos reconhecimento facial e geração de senha temporária a partir do próprio celular do usuário”, explica Rodrigo.

Marco

“O trabalho conjunto foi um divisor de águas”, avalia o assessor da diretoria da Dataprev para relacionamento e desenvolvimento, Alexandre Pelliccione, que considera a unificação uma nova forma de parceria entre as duas empresa. “No caso dos módulos de acesso, há uma dupla contribuição: o Serpro passa a sustentar a plataforma de autenticação, enquanto a Dataprev providencia serviços que qualificam as contas de acesso”, detalha o assessor.

Portal de Serviços

Um dos ambientes acessados pelo login é o do Portal de Serviços do Governo. São sistemas que, reunidos em um mesmo ambiente, atendem às mais diversas situações vividas pelo cidadão: desde serviço militar obrigatório, infrações de trânsito e agendamento de perícias do INSS.

A ideia é construir uma solução única e centralizada para melhorar o acesso e consumo das soluções digitais do governo. No momento, os serviços estão disponíveis em 16 categorias, como “agricultura e pecuária”, “educação e pesquisa”, “trabalho e previdência”, “viagens e turismo”.

A Dataprev contribuiu não apenas com seu cadastro, mas também trouxe conteúdos relacionados a sua área de competência, como explicações relacionadas a questões previdenciárias. Há também previsão da criação de um futuro “selo qualificador” para aposentados e pensionistas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile