Publicidade
Início Notícias Comunicações Covid-19: Vivo apoia projeto Médico Solidário e Livon Saúde de telemedicina

Covid-19: Vivo apoia projeto Médico Solidário e Livon Saúde de telemedicina

0
Publicidade

Desde o início do anúncio da pandemia do Covid-19 e das medidas necessárias de isolamento social para combater sua disseminação, a Vivo passou a priorizar sua atuação em temas que dizem respeito às pessoas, com todo o suporte necessário para que elas atravessem este momento com mais tranquilidade. Neste sentido, a Vivo e a Fundação Telefônica Vivo passam a apoiar o projeto Medico Solidário, iniciativa liderada pela Sharecare, empresa de inovação e digitalização da saúde, e pela Livon Saúde, especializada em telemedicina.

Com o projeto, o acesso à saúde para população de baixa renda poderá ser ampliado, evitando que essas pessoas se desloquem para hospitais e Unidades de Saúde, considerados potenciais focos de contaminação. Toda a consulta será realizada pelo portal medicosolidario.com/, com interação inicial da Sara – a enfermeira virtual da Sharecare -, que oferecerá dezenas de respostas para dúvidas relacionadas ao Covid-19, bem como identificará os principais indícios da doença durante o atendimento.

Sempre que um sintoma crítico ou um conjunto de sintomas de risco é identificado, o paciente será orientado a solicitar uma consulta por telemedicina. O pedido é feito direto pela plataforma, que realizará uma triagem digital para priorizar os casos mais graves, e direcionará a consulta, por videoconferência, para os diversos profissionais que compõe a equipe médica. Todo esse processo ainda inclui prontuário eletrônico, prescrições de medicamentos e até solicitação de exames e emissão de atestados digitais.

Para ampliar a capilaridade do projeto, a Vivo, por meio da Fundação Telefonica Vivo e com ajuda de ONG´sparceiras, incentivará, inicialmente, a utilização do Médico Solidário nas mais de três mil comunidades em situação de vulnerabilidade em todo o País. “Neste momento sem precedentes no mundo estamos utilizando a tecnologia para aproximar e ajudar as pessoas. E o uso da telemedicina, que já se mostra como uma das atividades que deverá ser intensificada após a pandemia, é uma importante alternativa àqueles sem acesso a atendimento médico rápido e de qualidade. E com a ajuda da nossa Fundação e parceiros, conseguiremos levar a iniciativa para milhares de comunidades do País”, explica o vice-presidente do segmento corporativo da Vivo, Alex Salgado.

Adesão médica

Ainda na plataforma, médicos de qualquer especialidade que desejem atuar como voluntários também podem se inscrever. A ideia é aproveitar horas disponíveis de trabalho desses profissionais para atender pessoas que estão em situação de desamparo ou risco durante a pandemia.

“O Médico Solidário quer trazer médicos que desejam, sem custo, atender possíveis casos de covid-19 para reduzir o número de pacientes em emergências. Estamos captando os profissionais que querem ajudar no pronto-atendimento via Telemedicina. Estamos preparados para fazer a ponte entre os médicos e os pacientes, em uma ação de enfrentamento conjunta”, afirma dr. Rodrigo Tanus, CEO da Livon Saúde.

O projeto Médico Solidário surgiu de uma iniciativa dos médicos Cesar Bortoluzo, especialista em Cirurgia Geral e Urologia, que atua há 20 anos atua como gestor de serviços de saúde, e Francisco Soriano, professor associado da faculdade de Medicina da USP, e diretor da Divisão de Clínica Médica do Hospital Universitário (USP), que enxergaram através da tecnologia uma grande oportunidade para levar telemedicina gratuita às comunidades carentes e apoiar o combate à COVID-19.

“Sabemos que a contaminação está crescendo fortemente nas comunidades mais carentes. Com o time Médico Solidário, um grande número de pessoas que não tem acesso a planos de saúde terá gratuitamente uma fonte confiável para esclarecer suas dúvidas, triar seus sintomas e ainda poderá receber atendimento médico de qualidade, usufruindo de tecnologia de ponta, sem custo e sem se expor ainda mais ao risco de contágio pelo coronavirus. Estamos felizes e otimistas com o projeto, que reforça a qualidade e generosidade dos nossos médicos e profissionais de saúde no Brasil, unindo o melhor da ciência com o melhor da tecnologia a serviço da sociedade”, finaliza Nicolas Toth, CEO da Sharecare Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile