Cerca de 10% do PIB global poderá estar tokenizado até 2027, diz estudo

0
O relatório "O futuro das aplicações de blockchain: remodelando setores globais" (The Future of Blockchain Applications: Reshaping Global Industries, divulgado pela OKX e a Blockworks Research examina como setores como finanças, tecnologia, marcas e bens de consumo, além de esportes e entretenimento, serão transformados por aplicações de blockchain nos próximos 25 anos.
O relatório constata que o desenvolvimento contínuo de casos de uso de blockchain definidos para criptomoedas e stablecoins; tokenização de ativos do mundo real; aplicativos descentralizados (dApps); carteiras de autocustódia e pagamentos atuarão como disruptores fundamentais nesses setores de negócios vitais. Pesquisas indicam que o total de ativos sob gestão de ativos tokenizados do mundo real pode chegar a US$ 600 bilhões até 2030*, com 10% do PIB global potencialmente tokenizado e armazenado em blockchain até 2027*.
O relatório também observa que a IA e as criptomoedas se convergirão, possibilitando uma codificação e solução de problemas mais eficientes, com criptomoedas criando incentivos fortes para treinamento e implementações de IA.
De acordo com Rich Widmann, diretor de estratégia da Web3 no Google Cloud entrevistado, a blockchain é uma fonte de inovação. Em 20 anos, veremos um mundo em que a inteligência digital pode transacionar sem problemas em formas digitais, aprimorando tarefas e interações do dia a dia sem a necessidade de dispositivos tradicionais. Isso reflete uma ambição mais ampla de integrar a IA com a blockchain para tornar as negociações mais eficientes e facilitar a formalização de acordos.
Os resultados da pesquisa são baseados em entrevistas com especialistas do setor, análises da OKX e da Blockworks Research, pesquisas documentais e pesquisas e estudos existentes do setor. Os participantes da entrevista representam empresas líderes de mercado, incluindo Visa, Standard Chartered, Polygon, Google, Aptos, Manchester City Football Club, McLaren, Franklin Templeton e outras.

Principais insights por setor

Finanças: as aplicações de blockchain estão reformulando a criação de valor e os produtos financeiros
  • Investidores institucionais continuarão a alocar capital para ativos digitais e produtos relacionados. O desenvolvimento contínuo de produtos de trading e serviços de custódia facilitará a alocação e o aumento da exposição dos investidores nos próximos anos.
  • As stablecoins estão preparadas para alterar o cenário global de pagamentos. Grandes empresas como Visa estão investindo dinheiro e recursos, e as principais stablecoins da atualidade continuam a crescer em valor de mercado e uso.
  • As empresas nativas em cripto resolveram os problemas relacionados à autocustódia e aos pagamentos, facilitando a integração da próxima geração de usuários comerciais e de varejo à Web3 usando suas próprias carteiras digitais. No futuro, as empresas de serviços financeiros criarão seus próprios dApps sobre carteiras de autocustódia.
  • As principais empresas de serviços financeiros estão avançando em direção a um futuro tokenizado. Mais de dois terços dos entrevistados no setor de serviços financeiros declararam que estão desenvolvendo capacidades para apoiar a emissão e o serviço de ativos tokenizados
Tecnologia: a infraestrutura está sendo transformada on-chain
  • A blockchain mudou a forma como software, redes e sistemas de dados são construídos e usados.
  • O futuro da IA será influenciado pela blockchain. Start-ups e desenvolvedores estão explorando como a blockchain pode descentralizar o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial.
  • A privacidade e a blockchain melhorarão simbioticamente on-line, permitindo que os usuários façam transações pseudônimas enquanto mantêm o controle de seus dados pessoais.
  • A convergência de blockchain, computação em nuvem e IA está em andamento e pode se transformar em uma oportunidade de vários trilhões de dólares.
Marca e bens de consumo: a tecnologia blockchain está melhorando a experiência de marca
  • As principais marcas de consumo e luxo estão prontas para aproveitar o potencial da blockchain. Os grandes operadores de varejo, como Walmart, e marcas de luxo, como LVMH, estão integrando a blockchain para revolucionar a transparência da cadeia de suprimentos e os processos de produção.
  • As marcas de consumo e de luxo estão experimentando casos de uso que possam remodelar seus negócios, incluindo passaportes de produtos digitais, NFTs de marcas de luxo, contratos inteligentes para práticas de negócios e acompanhamento de ciclo de vida de produtos baseados em blockchain.
  • Os bens de consumo e de luxo estão combinando o físico e o digital para um futuro on-chain, e as experiências digitais promoverão a fidelidade em diferentes tipos de negócios de consumo.
Esportes e entretenimento: a blockchain está mudando o jogo e a experiência dos fãs
  • Organizações e equipes esportivas estão aproveitando a tecnologia blockchain para aumentar o engajamento dos fãs através de colecionáveis digitais, tokens específicos para equipes e experiências únicas. Espera-se que as aplicações de blockchain se expandam para novas áreas, incluindo metaverso e apostas esportivas.
  • As criptomoedas permitirão que os criadores tenham maior participação e controle sobre a receita. Isso contrasta muito com o estado de coisas atual, em que os criadores dos setores de cinema, TV e música precisam compartilhar a receita com as plataformas de hospedagem.
  • A blockchain remodelará o cenário dos jogos e fornecerá incentivos financeiros aos jogadores. Interoperabilidade e o modelo play-to-earn podem criar modelos de financiamento mais sustentáveis para os jogadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.