A Editora Globo acaba de implantar o CRM da Zoho para gerir o relacionamento com anunciantes e agências de publicidade, o pipeline de vendas, a carteira dos executivos de vendas da Editora Globo, do Sistema Globo de Rádio, das Edições Globo Conde Nast e dos diversos times de Projetos Especiais. O objetivo foi aumentar a segurança das informações comerciais e padronizar os processos, consolidando os contatos e negociações em uma única plataforma.
O Gerente Geral de Operações da Editora Globo, Anderson Goes Silva, explica que a empresa precisava de um CRM profissional e robusto que substituísse os diversos aplicativos e controles internos, visto o tamanho de seu portifólio e todas as dificuldades que vinha enfrentando na manutenção de dados e no seu acompanhamento. "Anteriormente, essas interações tinham um componente manual e controle falho, com a implantação do Zoho temos um repositório único para solicitações e atendimentos", comenta.
A WebPeak, consultoria especializada em projetos complexos e alta tecnologia, implementou o CRM Zoho em três etapas: 13/01/25, 03/02/25 e 14/04/25, o que incluiu o mapeamento das regras de negócio junto aos clientes, a configuração do sistema, treinamento dos usuários, a implantação da solução e o suporte ao ambiente pós-implantação.
Atualmente, o CRM da Zoho analisa e gerencia todo fluxo comercial gerado pelos 198 usuários (executivos e gestores de equipe de vendas de publicidade, equipe de projetos especiais e planejamento comercial) e 6.800 clientes da Editora Globo, Sistema Globo de Rádio, Edições Globo Conde Nast, que contabilizam 1800 negociações mensais e quase 200 atividades dos diversos times de Projetos Especiais.
Segundo os gestores do projeto na Editora Globo, a Zoho e a WebPeak foram escolhidas pela facilidade de uso do sistema, capacidade de atendimento e adaptação aos requisitos de negócio, com o melhor custo/benefício frente aos concorrentes, qualidade do serviço e conhecimento da consultoria.
"Estamos ainda no processo, implementar a cultura de CRM acaba sendo mais complexo que a implementação de um sistema em si. Estamos ainda no caminho, talvez no início da jornada. Mas, podemos destacar a experiência positiva até aqui: velocidade de implantação, alto nível de entendimento do nosso processo e qualidade do parceiro escolhido para nos apoiar", aponta Silva.
As expectativas são grandes. No curto, médio e longo prazos, a Editora Globo quer:
Curto prazo
· Centralizar as informações de vendas e projetos num único sistema
· Facilitar a gestão em tempo real da carteira de clientes pela equipe de vendas
· Disponibilizar mais informações sobre as negociações e iterações com os clientes, para facilitar a tomada de decisão dos gestores de venda
· Reduzir o tempo e esforço para produção de informações (Relatórios e dashboards)
· Aumentar a segurança das informações comerciais e a padronização dos processos
· Consolidação dos contatos e negociações num único sistema
Médio prazo
· Aumentar a produtividade do vendedor (+ propostas)
· Reduzir atividades manuais e aumentar tempo dedicado a venda
Longo prazo
· Aumentar o volume de vendas e projetos
· Reduzir o custo de aquisição e retenção dos projetos.