Fusões e aquisições registraram queda de 6% no primeiro tri deste ano

0
As empresas brasileiras realizaram 330 operações de fusões e aquisições no primeiro trimestre deste ano, segundo uma pesquisa da KPMG. Trata-se de uma leve queda de 6% se compararmos com o mesmo período do ano passado quando foram fechados 350 negócios no país. O estudo é feito trimestralmente com 43 setores da economia.
"O levantamento da KPMG mostrou que houve uma pequena desaceleração no ritmo de compra e venda das empresas no país se levarmos em conta os mesmos meses de 2024, mantendo a atividade de fusões e aquisições praticamente estável. Isso se deve a alguns fatores, principalmente, questões geopolíticas internacionais e aumento da taxa de juros. A tendência é de instabilidade devido a questões geopolíticas", analisa o sócio da KPMG, Paulo Guilherme Coimbra.
Com relação aos setores que mais realizaram operações nos três meses iniciais deste ano, tecnologia da informação liderou a lista com 144 fusões e aquisições fechadas no período, seguidas por empresas de internet com 18 e instituições financeiras com 15. Ainda fazem parte do ranking top 10 tais setores: serviços para empresas, 14; seguros, 11; companhias energéticas e alimentos, bebidas e fumo, cada um com 10; hospitais e laboratório de análises clínicas, 9; imobiliário, 8; revenda de veículos, supermercados e telecomunicação e mídia, cada um com 7.
Operações domésticas foram a maioria:
Sobre o tipo de operação feita pelas empresas no primeiro trimestre deste ano, a maioria delas foi do tipo doméstica (215), ou seja, realizada entre brasileiras. Outras 83 foram por estrangeiros adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil e 19 foram de brasileiros comprando organizações no exterior.
Fusões e aquisições – KPMG
Tipo de transação 1º tri de 2025 1º tri de 2024
Doméstica 215 243
CB1 83 83
CB2 19 12
CB3 7 1
CB4 4 10
CB5 2 1
Total 330 350

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.