Schneider Electric: inovação para um futuro mais sustentável

0

Branded content-  A Schneider Electric se destaca como líder global em soluções para gestão de energia e automação, oferecendo inovações que atendem a diversos setores da indústria. A companhia tem como objetivo ajudar seus clientes a melhorar a eficiência operacional e impulsionar a sustentabilidade com foco na transição energética e queda das emissões de carbono.

Até o fim de 2025, a Schneider Electric tem como meta evitar a emissão de 800 milhões de toneladas de CO2 de seus clientes, tendo já superado a marca de 679 milhões de toneladas evitadas. Esse resultado equivale às emissões de cerca de 1,7 bilhão de voos de ida e volta entre Nova York e Miami ou à energia consumida por 396 milhões de casas por um ano, o que reforça a relevância da empresa na construção de um futuro mais sustentável.

"A digitalização e a automação são essenciais para atingirmos eficiência e sustentabilidade. Quem reconhece essa transformação se adapta mais rápido às exigências do mercado e ganha vantagem competitiva." diz Carlos Selestrin, diretor de Indústrias na Schneider Electric Brasil.

Parceria com a Cooperativa Tradição

A nova planta agroindustrial da Cooperativa Tradição, em Pato Branco (PR), está sendo construída com o apoio da Schneider Electric na implementação de soluções de automação industrial e gerenciamento de energia em toda a planta. A unidade foi projetada para ser uma das mais sustentáveis do Brasil, incorporando tecnologias avançadas de eletrificação e automação para otimizar processos e monitorar o complexo industrial em tempo real.

Com essa infraestrutura, a cooperativa conseguirá visualizar indicadores-chave de desempenho, como qualidade, segurança e sustentabilidade. A supervisão contínua permitirá uma visão detalhada das operações e a rastreabilidade completa dos processos, facilitando a tomada de decisões estratégicas, diminuindo custos e incrementando a eficiência.

A operação do complexo industrial terá início com o recebimento e esmagamento de soja, porém ele já está sendo preparado para expansão com unidades de refinamento de biodiesel, processamento de milho e fabricação de ração.

Indústria do futuro

Assim como a Cooperativa Tradição, diversos setores, como óleo e gás, mineração, manufatura, alimentos e bebidas, e saneamento, estão passando por transformações profundas. Essas mudanças envolvem a adoção de novas tecnologias e o foco em práticas mais sustentáveis e eficientes.

Diante desse cenário, a adoção de tecnologias inovadoras, como a automação definida por software com o EcoStruxure Automation Expert, abre caminho para uma nova era nas indústrias. Essa solução permite que a automação seja desenvolvida na plataforma digital e aplicada em qualquer hardware, independentemente da marca, garantindo mais flexibilidade às operações.

"Essa é a primeira solução de automação universal do mundo, proporcionando mais portabilidade, interoperabilidade e segurança. Além disso, contribui significativamente para a redução do tempo de engenharia e comissionamento, tornando as operações mais ágeis, produtivas e adaptáveis às necessidades da indústria e ao futuro", explica Selestrin.

Para que as indústrias se mantenham competitivas e evoluam no mercado, é fundamental acelerar a adoção de novas tecnologias. Estudos da McKinsey mostram que as companhias à frente da implementação de soluções digitais e automatizadas incrementam sua produtividade em até 30%. Sem essa transformação, o risco de estagnação é alto.

Estratégias para otimizar o desempenho industria

A Schneider Electric combina o gerenciamento de energia com a automação de processos industriais para maximizar o desempenho das operações, otimizar o consumo e impulsionar a descarbonização. A integração de dispositivos à nuvem via IoT permite a coleta e análise de dados em tempo real, aprimorando a tomada de decisões e a eficiência operacional. Com gestão centralizada e uso de tecnologias como gêmeos digitais, é possível simular projetos, ajustar linhas de produção virtualmente e aplicar as melhores práticas de forma ágil, reduzindo erros, custos e riscos.

Esse foco em inovação, sustentabilidade e automação ao longo de todo o ciclo de vida da planta não só diminui os ônus operacionais, como também facilita uma transição energética mais sustentável e inovadora, assegurando competitividade em um mercado global em constante mudança.

"A convergência de tecnologias avançadas oferece uma visão completa da operação – do chão de fábrica às plataformas na nuvem. Isso otimiza recursos, impulsiona a descarbonização e torna as indústrias mais lucrativas e sustentáveis", afirma Selestrin.

Crescimento econômico e preservação ambiental

Com uma visão voltada para um futuro mais resiliente e eficiente, a Schneider Electric apoia empresas na adoção de soluções que conciliam crescimento econômico com sustentabilidade operacional. Suas tecnologias otimizam o uso de recursos, promovem práticas mais inteligentes e reduzem custos, conforme aumentam a produtividade, a rentabilidade e a competitividade no longo prazo. Ao integrar digitalização e eletrificação, a companhia fortalece a sustentabilidade dos negócios industriais.

"A verdadeira transformação no setor industrial vai além da queda de emissões; trata-se de adotar soluções que tragam ganhos reais para o negócio. Na Schneider Electric, acreditamos que a combinação de eletrificação e digitalização é crucial para alcançar esses objetivos", ressalta Selestrin "Nossas soluções geram um impacto positivo para o meio ambiente, ao passo que proporcionam um retorno tangível para as empresas, como as mais de 679 milhões de toneladas de CO2 evitadas dos nossos parceiros, comprovando que é possível ter um futuro mais sustentável e mais lucrativo ao mesmo tempo."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.