Inteligência analítica como perspectiva para o mercado financeiro

0

Com a concorrência de mercado cada vez mais acirrada e diante de um cenário econômico desafiador é fundamental que as empresas busquem diferenciais estratégicos. Diante desse contexto, o uso de soluções analíticas tem se tornado um caminho bastante eficaz para a valorização dos negócios. É possível perceber uma evolução das empresas em relação à necessidade de mudar a forma de tomar decisões, operar e criar estratégias. Se no passado as decisões eram baseadas apenas nas experiências anteriores, hoje em dia, as estratégias são fundamentadas em dados, garantindo ganhos mais efetivos e comprovados para a companhia que pode aprimorar sua eficiência operacional e otimizar recursos.

Em instituições financeiras, o uso de soluções analíticas está presente em diversos segmentos, tais como Crédito, Cobrança, Fraude, Risco de Mercado, Compliance, Marketing, Recursos Humanos, Jurídico, entre outras. O Analytics se torna essencial para oferecer o melhor crédito, minimizar a exposição de risco em carteira, avaliar os ativos, fornecer melhores algoritmos, conhecer melhor os clientes, ofertar produtos de acordo com cada perfil, minimizar o contencioso, etc. Por essas características, vemos que o investimento em inteligência analítica permite que as empresas criem o real valor para seus negócios e ofereçam um retorno de investimento elevado para seus acionistas.

Esse retorno pode ser obtido através de um processo analítico bem estruturado, que envolve desde a preparação de dados, visualização dos mesmos, desenvolvimento de modelos matemáticos e estatísticos, aplicação da solução na corporação e uma retroalimentação dos resultados obtidos para maximizar o retorno.

Esse motor analítico pode ser ainda mais eficaz quando vem acompanhado de uma camada de interfaces que entendem o processo particular de cada área de negócios. É o caso de soluções especialmente criadas para tratar de atos ilícitos e irregularidades, risco de crédito, mercado e operacional, segurança da rede (cybersecurity), experiência com cliente, dentre outras. Essas soluções possuem um entendimento do dia-a-dia dessas áreas facilitando a vida dos usuários finais e diminuindo custos operacionais. Vale ressaltar que todas elas são capazes de proporcionar decisões em tempo real, facilitando a mudança de estratégia focada na obtenção de resultados.

Saber usar o poderio do Analytics dentro de um ambiente Big Data em real time – capturando não só as informações presentes dentro de casa, mas também fazendo uso da gama de informações disponíveis na rede – pode mudar a forma com que costumávamos tomar decisões. Um caso muito comum nos Estados Unidos é a disponibilidade de crédito para estudantes que vieram de outros países, como por exemplo o Brasil. Nessa transição, como o aluno não possui histórico na praça, a prática é oferecer taxas de juros maiores porque o risco apresentado é alto. Entretanto, hoje em dia, é possível levantar outras informações desse estudante por mídias sociais, por exemplo, e extrair dados que podem diminuir seu risco e sua taxa de juros. É isso que tem feito empresas entrantes no mercado financeiro provenientes do Vale do Silício, como cita artigo recente da revista Economist.

É importante dizer que o uso da inteligência analítica deve estar alinhado ao planejamento estratégico das companhias. É necessário traçar o objetivo de negócio que almeja alcançar e ter os dados organizados e armazenados de forma clara. Empresas que não estão fazendo o uso de Analytics, provavelmente, perderão seu valor em um curto espaço de tempo.

Monica Tyszler, diretora de Soluções e Marketing do SAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.