Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Technology Radar mostra as tendências na área de arquitetura de software

Technology Radar mostra as tendências na área de arquitetura de software

0
Publicidade

A ThoughtWorks, empresa global de consultoria e desenvolvimento de software sob medida, divulgou a nova edição do Technology Radar, uma avaliação das tendências que impactam de forma significativa a indústria de Tecnologia e a estratégia de negócios. Ele aponta quais são as atuais mudanças no desenvolvimento de software, o que está em movimento e o que necessita de atenção, com base no dia a dia de trabalho da ThoughtWorks e nas experiências de solução dos desafios mais difíceis de seus clientes.

“Nesta edição, mais uma vez, destacamos a questão da segurança e da privacidade. Com as mudanças que ocorrem de forma contínua quando se fala em desenvolvimento de software, priorizar a segurança, entre outros aspectos, torna-se uma questão fundamental nesse processo”, diz a diretora de Tecnologia da ThoughtWorks na América Latina, Claudia Melo. “As experiências que temos diariamente ao lidar com os desafios propostos por nossos clientes é o que nos move a ter esse tipo de visão, ajudando a definir o fio condutor das análises que apresentamos no relatório. Criar e implementar um software seguro é responsabilidade de todos os stakeholders envolvidos no processo, não apenas do desenvolvedor ou do Chief Security Officer.”

“Cada empresa ao redor do mundo está lidando com ameaças de segurança sem precedentes”, diz Craig Gorsline, diretor-presidente e COO da ThoughtWorks. “Como os líderes de negócios tentam dar algum sentido ao cenário de segurança que encontra-se em mudança constante, recomendamos uma abordagem holística para a criação de sistemas resilientes. Desenvolver a segurança em torno de uma aplicação não basta. Ela deve ser parte de todo o processo”.

Os temas desta nova edição do Technology Radar incluem:

Inovação em Arquitetura – As organizações já aceitaram que a “nuvem” é a plataforma do futuro.  Os benefícios e flexibilidade que ela traz conduziram a um renascimento em arquitetura de software, levando ao surgimento da primeira arquitetura “nativa de nuvem”: micro-serviços. E a Entrega Contínua, técnica que vem transformando radicalmente a forma como negócios baseados em tecnologia evoluem, amplifica o impacto da nuvem como uma arquitetura.

Uma nova onda de abertura na Microsoft – A Microsoft parece adotar uma nova estratégia de abertura, liberando grandes porções da plataforma .NET e runtime como projetos de código aberto no GitHub. Estamos otimistas que isso possa sedimentar o caminho de Linux como uma plataforma de hospedagem para .NET, permitindo que a linguagem C# possa competir ao lado das inúmeras linguagens atuais baseadas em JVM.

Esforços em segurança continuam nas empresas – Apesar da crescente atenção à segurança e privacidade, a indústria não tem feito muito progresso desde a última edição do Technology Radar e continuamos a destacar a questão. Os desenvolvedores estão respondendo com um aumento de ferramental e infraestrutura de segurança, colocando ferramentas de teste automatizado em pipelines de implantação. Elas são apenas parte de uma abordagem holística para segurança. Acreditamos que todas as organizações precisam melhorar seu desempenho nessa área.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile