Accenture integra inteligência artificial com drones para solução de monitoramento remoto

0
16

A Accenture, por meio do Centro de Inovação Accenture para SAP, uma instituição criada em parceria com a SAP para simplificar e acelerar a mudança dos clientes em direção ao mundo digital, desenvolveu uma solução usando drones e integrando ferramentas de Machine Learning e Visão Computacional para abordar o desafio da coleta de dados de locais remotos.

Entre os benefícios da nova solução estão a redução de riscos, a abordagem proativa dos problemas identificados e a aceleração do processo da captura de dados e da tomada de decisão.

Uma aplicação para este recurso é a inspeção de infraestrutura de rede elétrica. Normalmente, esse trabalho é feito por técnicos em helicópteros, voando sobre as redes de transmissão para identificar visualmente falhas e realizar a manutenção. Usando a solução Accenture, os drones capturam dados, tais como temperatura e imagens da infraestrutura, que são transmitidos em tempo real com outras informações contextuais, como a sua localização, e gravados automaticamente pelo S/4HANA.

O sistema, então, aplica Visão Computacional, transformando dados de imagens ou vídeo em decisão (por exemplo: há uma pessoa nesta imagem?) ou em uma nova representação. Ao aplicar capacidades de análises e Machine Learning nesses estudos, os técnicos podem ter maior precisão e agilidade na identificação de falhas ou possíveis problemas, levando a uma redução de 50% nos custos – questões como o sobreaquecimento, por exemplo, podem ser identificadas e tratadas com eficiência.

A prática da Accenture de Internet das Coisas ajuda as organizações em todo o mundo, e em diferentes setores, a aproveitar tecnologias novas e emergentes conectadas para melhorar produtos e serviços, obter eficiência operacional e criar novos modelos de negócios disruptivos.

Ao conectar ativos, como drones, colocar sensores em outro equipamento, computar os dados recolhidos por eles para reunir insights e, em seguida, comunicá-los de volta para os dispositivos ou para equipes tomarem decisões, as organizações podem obter benefícios tangíveis da Internet das Coisas, como parte de suas transformações digitais.

Deixe seu comentário