Publicidade
Início Notícias Inovação Crise política atrasa aprovação de leis sobre privacidade de dados e pode...

Crise política atrasa aprovação de leis sobre privacidade de dados e pode travar projetos de IoT

0
Publicidade

Durante palestra no IoT Business Forum 2017, realizada nesta quinta-feira, 29, em São Paulo, o especialista em direito sobre privacidade de dados, Márcio Cots, sócio da Cots Advogados, afirmou que a falta de regulamentação sobre a proteção de dados dos consumidores vai travar o desenvolvimento seguro para a Internet das Coisas (IoT) no Brasil. Segundo ele, o Marco Civil da Internet (MCI) toca superficialmente no tema e os três projetos de lei que complementam a legislação estão travados no Congresso Nacional devido a crise política que o País enfrenta.

Cots explica que há insegurança jurídica quanto ao uso dos dados de consumidores capturados pelas empresas e isso se torna ainda mais crítico quando se pensa no contexto da IoT. “A principal preocupação é como esse dado será utilizado pela companhia, de modo que ela não invada a privacidade do indivíduo”, diz. Sem uma regulamentação, as companhias podem começar projetos e terem de cancelá-los por questões de invasão dessa privacidade.

Três projetos de lei (PL) que circulam no Congresso são o PL 4060/2012 e PL 5276/2016, na Câmara, e o PLS 330/2013, no Senado. De acordo com o especialista, há chance deles serem unificados para acelerar a aprovação, mas Cots não acredita em uma aprovação a curto prazo. Outro ponto importante é que os PLs seguem o modelo europeu de regulamentação, mais focado na privacidade e menos na inovação.

“Isso pode trazer alguns entraves para a inovação e segurança pública, pois a proteção exagerada de dados dificulta a inovação e o uso dos dados pelas empresas”, comenta. Diferente dos Estados Unidos, que se preocupa mais em criar um ambiente inovador.

A regulação em discussão no Brasil trata sobre o uso dos dados anônimos e pessoais. Estes últimos, capazes de identificar o usuário, teriam seu uso proibido pelas empresas, pois elas não podem utilizá-los para caracterizar, por exemplo, a orientação sexual de um cliente seja para oferecer um produto ou serviço ou mesmo discriminá-lo.

Por outro lado, Cots, afirma que os dados podem ser utilizados de outra forma. Um de seus clientes especializado soluções antifraude em e-commerce, por exemplo, começou um projeto para usar seu banco de dados de consumidores para criar uma categorização de bons pagadores. Sem precisar identificar quem é quem, a companhia pode dizer quem possui um bom histórico para diminuir a probabilidade de fraude no pagamento.

“A Internet das Coisas traz uma avalanche de inovação e um regulamento adequado pode estabelecer critérios para que ela não seja uma “terra sem lei”, ou seja, um território adequado para pessoas mal-intencionadas atuarem”, encerra o especialista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile