Publicidade
Início Notícias Inovação Oi abre seu laboratório de IoT para startups desenvolverem soluções

Oi abre seu laboratório de IoT para startups desenvolverem soluções

0
Publicidade

A Oi anunciou nesta quinta-feira,29, no IoT Business Forum 2017, realizado em São Paulo, a abertura de seu laboratório de Internet das Coisas (IoT) para startups. A intenção é oferecer um espaço de colaboração para fomento e desenvolvimento de soluções de IoT, fazendo parcerias com aquelas que corresponde a estratégia de negócios da operadora.

De acordo com Luiz Carlos Faray, diretor de TI para B2B da Oi, o credenciamento de startups começou hoje e a operadora quer atrair as empresas de qualquer área, desde agronegócio à casa conectada. A ideia é que as startups utilizem a plataforma de conectividade e gestão da Oi para desenvolvimento de seus dispositivos.

“Estamos oferecendo espaço de trabalho, profissionais e ambiente de rede, com conectividade para ser usada em testes, emulador de transmissão de dados e equipamentos de segurança que podem testar as vulnerabilidades dos dispositivos”, afirma Faray.

A iniciativa faz parte do desenvolvimento da própria Oi, visto que a operadora acredita que a IoT “não é um jogo que se joga sozinho, é uma cadeia de parceiros que oferecem uma solução completa para o mercado”, explica o diretor.

Ainda segundo Faray, a Oi não tem o interesse em desenvolver o dispositivo em si, mas sim na homologação dele para oferecer junto com uma solução completa, com a startup sendo a fornecedora do hardware. Algumas soluções a própria operadora pode lançar, outras podem ser lançadas pelas startups utilizando as plataformas de gestão da Oi.

O laboratório de IoT da operadora foi criado em meados de 2016 em parceria com a Nokia. O diretor lembra que a Oi já possuía um laboratório de rede no Rio de Janeiro e trouxe todo o aparato de IoT para testar os processos de integração de rede, atualização e homologação de dispositivos, segurança e conectividade no padrão 3GPP, que a Oi acredita ser o futuro da conexão de dispositivos. “O laboratório é capaz de testar soluções fim a fim”, diz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile