Santos Brasil inaugura Centro de Controle Operacional no Porto de Santos

0

A Santos Brasil, referência em operações logísticas e portuárias no país, inaugurou seu novo Centro de Controle Operacional (CCO) no Tecon Santos, terminal de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos.

O novo CCO amplia o controle em tempo real da operação, agregando ainda mais eficiência e segurança às atividades realizadas. Nele está reunida toda a gestão do sistema utilizado para administrar as diversas operações do terminal (TOS – Terminal Operation System).

Do centro de controle, a equipe de planejamento de operações da Santos Brasil acompanha de maneira integrada informações detalhadas sobre navios (tais como atracação nos berços), portêineres, atividade dos gates, recebimento e entrega de cargas, movimentação na ferrovia, posicionamento de contêineres nos armazéns, housekeeping do pátio, índices de utilização de recursos e faróis de alerta operacionais entre outros.

Os profissionais monitoram também as 50 câmeras instaladas nas diferentes áreas do Tecon e as câmeras do sistema alfandegado do terminal. Essa rede de informações proporciona uma leitura integrada e ágil das atividades, dos fluxos operacionais e seus gargalos, viabilizando intervenções rápidas e assertivas.

Entre os equipamentos que integram o novo CCO, estão computadores, rádios, controle dos OCR's dos gates e dos portêineres, além de um videowall com 16 monitores, que contam com uma nova tecnologia cujo sistema tem mais capacidade de funcionamento e flexibilidade de conteúdo a ser apresentado. Ou seja, é possível ver câmeras direcionadas para um navio em um grupo de monitores e, em outro grupo, o pátio. Isso faz com que os coordenadores tenham uma visão global e facilitada do todo. O sistema foi projetado agregar quando necessário implantações futuras de novas tecnologias desenvolvidas a partir de IoT, inteligência artificial e machine learning.

Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de Tecnologia e Inovação da Santos Brasil, o novo CCO permite que a Companhia tenha um fluxo operacional ainda mais eficiente, impactando de forma positiva o nível de atendimento aos clientes. "Temos agora mais facilidade para antecipar e tratar possíveis desvios e gargalos, criando planos de contingência para maior estabilidade operacional", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.