Publicidade
Início Notícias Comunicações CEO da IBM diz que operadoras de telecom devem escolher tecnologias abertas

CEO da IBM diz que operadoras de telecom devem escolher tecnologias abertas

0
Publicidade

O CEO da IBM, Arvind Krishna, alertou que as operadoras de telecomunicações estão em uma encruzilhada entre a escolha de um futuro fechado e um que é aberto, onde podem controlar sua jornada de transformação digital e se beneficiar de inovações, como nuvem híbrida, Inteligência Artificial e tecnologias abertas.

Krishna, que participou do 2º dia do Mobile World Congress, em Barcelona, acredita que o 5G é o combustível para a computação de ponta e é importante entender que as operadoras têm enorme potencial para aproveitar o poder do 5G não apenas para conectividade, mas como uma plataforma de serviços de negócios.

Na manufatura, por exemplo, as operações automatizadas conectadas a 5G podem reduzir custos e melhorar a qualidade das linhas de produção. Mas, para aproveitar essa oportunidade, ele disse que as operadoras devem abandonar a arquitetura de rede rígida e altamente centralizada para adotar arquiteturas de plataforma mais horizontais.

“Este é um grande empreendimento”, já que uma abordagem de nuvem híbrida aberta é a chave para permitir que o núcleo, o acesso de rádio e as redes de borda sejam gerenciados de forma integrada e otimizados continuamente.

À medida que a indústria avança para a nova era da computação distribuída, “acredito que os vencedores em 5G e edge juntos serão aqueles que adotarem uma abordagem de nuvem híbrida aberta”. Essa abordagem aberta, explicou ele, dá às operadoras a flexibilidade de reunir a borda, nuvens privadas e nuvens públicas de vários provedores, e também os ajuda a aplicar IA e automação em escala.

“É por isso que as empresas de telecomunicações precisam adotar plataformas de software aberto para permanecer no controle de onde e como implementam serviços de rede, computação de ponta e ofertas corporativas.”

Krishna disse que as operadoras ao redor do mundo estão modernizando suas redes centrais para torná-las mais definidas por software para oferecer melhores experiências ao cliente, mas também para capitalizar sobre a enorme oportunidade que virá com o 5G no limite.

“Esta convergência de 5G edge, nuvem híbrida e inteligência artificial são as forças tectônicas que moldam o futuro das telecomunicações”, enfatizou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile