Publicidade
Início Blogueria BI e marketing: Um casamento que deu certo

BI e marketing: Um casamento que deu certo

0
Publicidade

Em um mercado cada vez mais competitivo, recorrer a determinadas metodologias e ferramentas é o um bom caminho para estar um passo à frente de outros negócios. Dentre tantas possibilidades na nova era digital, o Business Intelligence, conhecido como BI, é fundamental para dar suporte às decisões estratégicas, fundamentadas a partir da coleta e análise de dados importantes para todos os canais que movem a empresa. Agora, imagina essa inteligência aliada com a área de marketing? 

Mais do que qualquer outro segmento, o marketing precisa adotar ferramentas que proporcionem o uso inteligente de dados para que tenham ainda mais assertividade nas tomadas de decisão, eliminando surpresas desagradáveis no meio do caminho. Com isso, obter informações que são fornecidas por softwares e ferramentas analíticas eleva o nível de eficiência de qualquer time de marketing. Conseguir identificar sua persona de forma rápida, analisar as movimentações da concorrência e do mercado são alguns pontos que não devem faltar na rotina do profissional de marketing: e nada melhor do que a tecnologia para reduzir esse “trabalhão”. 

Além de proporcionar números interessantes, é preciso saber interpretá-los.  A expertise dos profissionais especializados em ferramentas de BI permite a coleta de informações relevantes e o cruzamento de dados que façam sentido para os negócios: não adianta varrer dados sem saber o que está se procurando.  

E eu não estou sozinho.  O investimento em ferramentas tecnológicas baseadas na inteligência de dados já é uma tendência que antecede o cenário pandêmico e a busca por tecnologias que otimizem os processos nas organizações só aumenta. É o que diz a pesquisa realizada pela empresa de consultoria global IDC, no qual os investimentos no mercado mundial em Business Intelligence e Analytics tiveram um aumento de 5,2% em relação ao período anterior à pandemia de Covid-19.  

Por fim, motivos para adotar Business Intelligence na sua empresa não faltam, ainda mais no segmento de marketing, que tem contribuído tanto no alcance da imagem da marca e na redução de custos, com campanhas mais direcionadas e assertivas. Ainda assim, podemos exaltar a qualidade das métricas, melhorias nos resultados de conteúdo e sobre a precisão do retorno de investimento. Seja em qualquer área, BI vêm para transformar os negócios, a ideia será sempre entregar a informação correta para a pessoa certa. 

Eduardo Fonseca, Chief Product Officer e Founder da DIWE. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile