Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Fintechs recebem mais de US$ 10 bi em aportes, quase 1/3 dos...

Fintechs recebem mais de US$ 10 bi em aportes, quase 1/3 dos investimentos feitos em startups em cinco anos

0
Publicidade

Reflexo de um sistema bancário extremamente concentrado e uma necessidade latente dos consumidores por serviços e soluções financeiras mais acessíveis na região, as fintechs se firmam como principal destino dos investimentos em startups na América Latina. É o que atesta o estudo da Movile, investidora de longo prazo em empresas de tecnologia na América Latina, conduzido pelo Distrito, sobre o panorama de investimentos de risco no Brasil, Argentina, México e Colômbia nos últimos cinco anos.

De acordo com o levantamento, o setor representa 22,3% dos deals e 35,5% do volume investido nos quatro países – mais de USD 10 bilhões. As fintechs brasileiras são responsáveis pela maior parte desse capital (66%), tendo levantado mais de USD 6,8 bilhões – o equivalente a 38,9% do volume investido no País e 19,6% das transações.

O único dos quatro estudados em que o setor não é o mais aquecido é a Colômbia, em que fica atrás das foodtechs, que receberam 70% do volume investido no país enquanto as fintechs, apesar de serem o segundo segmento mais forte, ficam bem atrás em volume aportado, com apenas 8,7% do total. Porém, quando olhamos para o número de deals, há uma inversão entre os setores: as fintechs representam 23% e as foodtechs 8,7%. A principal fintech colombiana, a Addi, trabalha com o conceito de Buy Now Pay Later, conhecido como crediário no Brasil, e, em 2021, começou a expandir suas operações para cá.

Metodologia da pesquisa

O levantamento analisou o panorama de investimentos de risco em startups na América Latina nos últimos cinco anos com foco em quatro países: Brasil, Argentina, México e Colômbia. As informações foram selecionadas a partir de uma análise do banco de dados proprietário do Distrito, consultas a bancos de dados abertos e informações públicas de fontes especializadas.

Os critérios de seleção de startups considerados foram: ser definida como empresa que possui a inovação no centro do negócio na base tecnológica, no modelo de negócios ou na proposta de valor; ter operação independente; ter origem e operação no Brasil, México, Colômbia e Argentina; ter recebido investimento e/ou ter sido adquirida no período analisado (01 de janeiro de 2017 a 02 de dezembro de 2021); e ter recebido investimento do tipo Anjo, Pré Seed, Seed, Series (todos os tipos) e Private Equity.
Para baixar o relatório completo, acesse o link.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile