PF inaugura Unidade Especial de Investigação de Crimes Cibernéticos

1

A Polícia Federal oficializou nesta terça-feira, 28, em Brasília, a implementação da Unidade Especial de Investigação de Crimes Cibernéticos. A instalação segue as diretrizes das ações estratégicas do Ministério da Justiça e Segurança Pública no enfrentamento à criminalidade cibernética, com ações voltadas à atuação investigativa formal de casos sensíveis e complexos envolvendo crimes de alta tecnologia.

A unidade é um exemplo de parceria público/privada proposta pelo ministério, com interveniência da Polícia Federal. A especializada foi criada para a troca de informações, com ênfase em medidas educativas, preventivas e de repressão. Com sua criação, as instituições esperam tornar o espaço cibernético mais seguro, reforçando a cooperação e integração de todos os entes envolvidos.

Ações fomentadas pela Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos serão operacionalizadas, entre elas, a investigação de ataques criminosos a instituições públicas e empresas privadas. Nestes casos, a PF realizará o desenvolvimento simultâneo de inteligência cibernética, enfrentando os atores que vêm atuando com modus operandi sofisticado.

A UEICC atuará em casos de complexidade elevada, buscando ofertar respostas mais céleres à sociedade. Além disso, os investigadores buscarão entender a estrutura e o modo de atuação das organizações criminosas, fomentando conhecimentos que serão disseminados entre as regionais da Polícia Federal.

O Diretor-Geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira, em discurso na cerimônia oficial de implementação da unidade, reforçou que PF tem feito frente rigorosa a esses crimes, investigando e chegando aos autores por meio da união das forças. Segundo o diretor, a criação da UEICC, que remonta à gestão anterior, fará com que o trabalho policial se especialize. "A gente acredita firmemente que essa parceria público-privada será muito promissora e dará ótimos frutos. Apostamos muito neste novo método de atuação e nesta conjugação de esforços, temos certeza que seremos bem sucedidos", finalizou.

O ato de implantação da UEICC ocorreu no auditório da Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação (DTI/PF) e contou com a presença do Diretor-Geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira, do Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Brigadeiro Antônio Lorenzo, o Presidente da Federação Brasileira de Bancos, Isaac Sidney Menezes Ferreira, o Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Caio Rodrigo Pellim, o Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação, João Vianey Xavier Filho, e a Chefe da Unidade Especial de Investigação de Crimes Cibernéticos, Cassiana Saad de Carvalho.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.