Google responde por 69% dos malware presentes nas buscas pela web

0

O Google é a principal ferramenta de buscas pela web utilizada para a distribuição de códigos maliciosos (malware), representando mais que o dobro do volume disseminado no Bing, Yahoo e Twitter juntos, segundo estudo conduzido pela fornecedora de software e soluções de segurança Barracuda Networks sobre segurança nos serviços de buscas.
A pesquisa apontou que o gigante das buscas foi responsável por 69% de todos os malware presentes em pesquisas on-line entre maio e junho deste ano. Já o Yahoo representa 18%, enquanto o Bing tem parcela de 12% e o Twitter de 1%.
Por outro lado, o relatório revelou que a principal fonte de recursos para a criação de iscas para ciberataques é a ferramenta de microblogs Twitter. A liderança do Google na disseminação de códigos maliciosos, na visão da Barracuda, se dá pela velocidade com que os tópicos discutidos na web são levados aos seus campos de busca. O estudo mostrou que o Google recebe os tópicos em média 1,2 dia depois de eles se tornarem foco de discussão no Twitter, enquanto no Yahoo o movimento demora 4,8 dias e no Bing 4,3 dias.
A pesquisa analisou 5,5 milhões de resultados de buscas e 25 mil tópicos discutidos na internet no período.
O relatório da Barracuda ainda avaliou 25 mil perfis no Twitter e percebeu que apenas 28,8% destes são reais. Os outros 72,2% são perfis falsos ou criados apenas com o intuito de prejudicar os demais internautas. A proporção de mensagens enviadas com intenção criminosa no Twitter, contudo, foi de 1,67% do total, segundo a pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.