Ferramenta automatiza processos orçamentários da Liquigás

0

Empresa do Sistema Petrobrás que atua no ramo de engarrafamento, distribuição e comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a

Liquigás Distribuidora automatizou seus processos orçamentários com o Oracle Hyperion.

Trata-se de um sistema que contribui para aperfeiçoar a consolidação financeira das empresas, produz relatórios mais eficientes e auxilia na tomada de decisões. O projeto foi conduzido pela TO Brasil, parceira da Oracle.

Já utilizada pela Petrobras, a ferramenta foi implementada para padronizar e integrar os processos das duas empresas. A princípio, as licenças do Oracle Hyperion foram fornecidas às áreas comerciais e operacionais Liquigás, que tinham um fluxo maior de informações.

Entretanto, após a aquisição de mais licenças no ano passado, somando atualmente cerca de 150, todas as áreas da empresa passaram a utilizar a solução da Oracle para incluir seus dados e garantir assertividade aos fluxos orçamentários e de acompanhamento.

Em 2007, a Liquigás adotou uma metodologia denominada Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), que gerencia o orçamento com base na análise parametrizada de gastos operacionais.

A metodologia permite identificar onde e quando as despesas foram realizadas, possibilitando a racionalização de gastos. Em outubro de 2011, a TO Brasil começou um projeto de integração do Oracle Hyperion com a ferramenta GMD.

O projeto demandou nove meses de execução, abrangendo três fases: criação do modelo orçamentário, integração de dados, relatório de acompanhamento e desenvolvimento do fluxo do processo orçamentário.

Com a integração, foi possível uma melhor captação dos dados provenientes das diferentes áreas para a execução do orçamento e maior integração entre as equipes.

O resultado foi a descentralização do processo, com um maior número de gestores podendo acompanhar e contribuir para a gestão orçamentária.

Entre os principais objetivos desta integração, a Liquigás cita a otimização do fechamento orçamentário, com uma consolidação mais precisa, ganhos de eficiência e agilidade em várias etapas.

Outro aspecto positivo diz respeito ao maior controle geral de custos e a disponibilidade de mais tempo hábil para avaliar o orçamento parcial e total.

Além disso, o ciclo orçamentário anual teve seu fechamento reduzido de dois meses para um mês e o acompanhamento mensal caiu de oito para somente três dias.

Atualmente, a TO Brasil está trabalhando em duas frentes: a migração para a versão 11 do Oracle Hyperion e o acompanhamento da fase pós-implantação. Em maio deste ano, foi concluído o treinamento da solução em todas as unidades operacionais da Liquigás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.