Publicidade
Início Blogueria Conheça 6 benefícios de integrar ferramentas de BI ao ERP

Conheça 6 benefícios de integrar ferramentas de BI ao ERP

0
Publicidade

Por conectar vários sistemas que antes eram usados de forma isolada e proporcionar maior comunicação entre áreas que trabalhavam independentemente, o ERP (Enterprise Resource Planning) tem um papel fundamental dentro das empresas.

A fim de melhorar sua performance, a ferramenta de Business Intelligence (BI), que consegue analisar dados em larga escala, melhorando a tomada de decisões, é um verdadeiro aliado para esse sistema de gestão. Com isso, existem seis benefícios ao integrar ferramentas de BI ao ERP:

01- Eficiência da força de trabalho

Quando se tem um sistema automatizado que realiza processos antes feitos manualmente, aliado à um software BI, há uma drástica redução de tempo gasto na tomada de decisão e aumento da produtividade. Dessa forma, consequentemente, a equipe de trabalho ganha eficiência, podendo realizar tarefas que realmente são importantes em vez de trabalhar com aquilo que não é tão relevante assim para a estratégia de crescimento do momento.

02- Melhoria de processos

Separadamente, o ERP e a ferramenta de BI conseguem agilizar processos, melhorando o ambiente de trabalho em diversos níveis, desde o operacional até o de gestão. A partir da integração entre ambos, os processos podem ser melhorados ainda mais, já que os gestores possuem meios adicionais de interpretar dados e acompanhar o fluxo das atividades, melhorando, também, a tomada de decisão.

03- Maior conhecimento do cliente

Com um vasto banco de dados e uma ferramenta que consegue analisar informações em larga escala, a integração entre o Business Intellligence e o ERP resulta em um maior conhecimento do cliente, identificando dados pessoais, histórico de compras, necessidades e oportunidades de venda.

04- Maior qualidade em investimentos

Por meio dos insights que o ERP e a ferramenta de BI oferecem aos gestores, a integração entre eles possibilita detectar quais melhorias precisam ser feitas no ambiente de trabalho ou nos processos operacionais para que retornem melhores resultados. Dessa forma, os investimentos realizados são feitos com mais qualidade, pois os erros são identificados rapidamente e podem ser solucionados antes que causem algum tipo de prejuízo.

05- Suporte para descoberta de novas oportunidades

Como a solução de BI é capaz de fazer análises detalhadas de marketing, ela consegue emitir dados sobre o comportamento do consumidor. Quando essa ferramenta é integrada a um ERP, a ferramenta de BI ganha informações mais específicas para trabalhar, entregando resultados de mapeamento de tendências, oportunidades de vendas, segmentação de clientes e cenários de vendas.

06- Obtenção de indicadores de desempenho

Uma das formas de os gestores acompanharem o fluxo de atividades na empresa é o conhecimento de indicadores de desempenho. Os sistemas de BI, naturalmente, entregam esses indicadores sobre a rotina da organização e os processos operacionais, ou seja, sua integração com o ERP permitirá aos gestores conhecerem os resultados das atividades, suas performances e, com isso, planejarem novas estratégias.

Diante de todos os benefícios, é possível compreender que a integração entre a ferramenta de BI e um ERP é de extrema relevância para as empresas, podendo gerar, inclusive, uma vantagem competitiva frente a outras organizações que não possuem essa integração.

Claudio Krafecik, diretor de Atendimento da Faktory Softwares.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile