Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Mais de 45 mil anúncios, links e sites foram removidos por infringir...

Mais de 45 mil anúncios, links e sites foram removidos por infringir direitos autorais

0
Publicidade

No primeiro semestre deste ano, a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) removeu 45.374 conteúdos ilegais da internet – 11% a mais do que o mesmo período do ano passado. A ação acontece desde 2005 e é realizada por meio do trabalho de Monitoramento da Internet da associação, que tem o objetivo de rastrear na internet ofertas irregulares de software das companhias associadas à entidade que violarem os direitos da propriedade intelectual.

Dos mais de 45 mil conteúdos removidos, 24.578 são anúncios e 1.419 anunciantes em sites de leilão, um aumento de 22% em relação a 2018. 19.330 links também foram removidos, o que representa um decréscimo de 2%. A entidade ainda analisou diversos sites ao longo do ano e removeu 46, representando um aumento de 39%.

A pirataria de software é a prática de reproduzir ilegalmente um programa de computador, sem a autorização expressa do titular da obra e, consequentemente, sem a licença de uso. “É importante esclarecer à sociedade os riscos de adquirir um software ou aplicativo ilegal, pois, além da vulnerabilidade aos vírus, normalmente os softwares não recebem atualizações constantes, e sem a devida atualização, o usuário fica vulnerável à ataques, sequestro e roubo de dados. Esse aumento da disponibilidade de software ilegal, pode justificar o resultado do relatório Fast Facts da Trend Micro, no qual o Brasil está em segundo lugar no ranking de países mais afetados por ransomware, com 10,64% das ameaças globais”, explica Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

A associação já conseguiu derrubar mais de 687 mil conteúdos ilegais desde o início do monitoramento. Além do próprio monitoramento, a entidade conta com o apoio da parceria do PPPI – Programa de Proteção à Propriedade Intelectual, do Mercado Livre, que promove a remoção de produtos piratas anunciados dentro de seu portal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile