Publicidade
Início Blogueria Por que Agile é para todos, não apenas para TI

Por que Agile é para todos, não apenas para TI

0
Publicidade

No mundo de hoje, conseguir acompanhar a velocidade dos negócios é um privilégio. Mesmo organizações muito bem estabelecidas enfrentam diversos desafios, entre eles novos concorrentes que chegam a um mercado em mudança acelerada.  Isso, combinado com tecnologias disruptivas, está modificando drasticamente as expectativas dos clientes. Está claro que as velhas formas de fazer negócio precisam mudar. 

Essa transformação exige, em parte, uma mudança de mentalidade – afastar-se de abordagens defensivas, com as quais se protege o que já se tem, e passar a abraçar riscos e mudanças. No entanto, esse modo de pensar ainda está se firmando nas empresas em geral. De acordo com uma nova pesquisa da Tata Consultancy Services (TCS), apenas um terço das organizações planeja encarar esse desafio e transformar seus modelos de negócio no próximo ano.

Organizar esse tipo de mudança é viável e mesmo grandes organizações internacionais podem adotar a mentalidade e metodologia Agile para reestruturar equipes e tomar decisões ou apresentar novas soluções e serviços em prazos bem mais curtos

O que o Agile significa para sua organização

O Agile é mais do que apenas uma forma de desenvolver software rapidamente. É também um modelo completo para organizar e gerir negócios e, quando usado corretamente, pode dar às organizações uma nova vantagem com alto grau de flexibilidade e velocidade.

Porém, as empresas ainda não abraçaram essa metodologia em grandes proporções. De acordo com a pesquisa da TCS, apenas uma em cada 10 (9%) empresas pode ser classificada como “Líder” – aquela que adota todos os quatro elementos do Business 4.0, que impulsionam a transformação digital dos negócios.

Aproximadamente 70% desses “Líderes” já adotaram metodologias Agile e dizem que elas sustentam todos os processos de suas organizações. Em comparação, a maioria (68%) das empresas ainda está pensando em introduzir alguma prática de trabalho Agile. No entanto, vale a pena seguir os pioneiros na transformação dos negócios – conforme indica a pesquisa, já que 60% desses “Líderes” esperam ter mais 10% de crescimento da receita nos próximos três anos.

Abraçar riscos pode parecer pouco natural para muitos, mas é necessário na jornada de transformação rumo ao Business 4.0. Metodologias Agile são o caminho ideal para ajudar seus negócios a superar as rígidas barreiras operacionais e de planejamento e adotar uma postura mais flexível para mudar. É fundamental que, não importando o quão distante possa parecer um ambiente de trabalho totalmente ágil, as empresas deem os primeiros passos e comecem a colher os benefícios de abraçar riscos e cultivar a agilidade organizacional nos dias de hoje.

Tushar Parikh, country head do Brasil da Tata Consultancy Services (TCS).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile