A diferença entre o reconhecimento facial passivo e ativo

0

A popularidade da aplicação de tecnologias de reconhecimento facial ganhou evidência da mídia nas últimas semanas por diferentes enfoques. Seja pelo fato de o noticiário destacar a tecnologia –por aproximação e sem toque, apresentando-se como uma solução de segurança sanitária mais confiável que as demais; seja pelo fato de três das maiores empresas de tecnologia do mundo (IBM, Microsoft e Amazon) anunciarem, neste mês, que não vão manter pesquisa e venda de tecnologias de leitura de rosto para as forças de segurança dos Estados Unidos. Os dois tópicos rendem boa discussão e, ainda assim, é preciso demarcar, logo de início, que existem diferenças relevantes entre a biometria facial ativa e a passiva.

De maneira direta, pode-se entender que reconhecimento facial ativo é quando a pessoa se dispõe a ser cadastrada em um banco de dados, de maneira consciente e previamente combinada, ou seja, ativa. É o caso mais comum em empresas com seus funcionários; condomínios com seus moradores e frequentadores mais assíduos; hospitais; instituições de ensino, entre outros espaços que dispõem desse recurso tecnológico, que ganha cada vez mais espaço no dia a dia.

O segundo caso, o reconhecimento facial passivo, é o recurso mais utilizado pelas forças de segurança para o monitoramento de rostos de cidadãos e transeuntes. A pessoa não sabe ou nem percebe que sua face está sendo digitalizada e registrada. A partir de um grande banco de dados, e com cruzamento de informações, o Estado e órgãos de vigilância monitoram pessoas e identificam suspeitos ou foragidos, por exemplo. Vale lembrar que isso já é uma realidade no Brasil. Em 2019, câmeras de reconhecimento facial ajudaram a identificar um criminoso em meio à folia do carnaval de Salvador (BA).

Em outro viés, a Justiça mineira é exemplo de uma tendência que pode inspirar outros tribunais de Justiça brasileiros. Em Belo Horizonte, desde maio de 2019, a Vara de Execução Penal aplica uma solução em que os sentenciados que são obrigados, por determinação judicial, a se apresentar periodicamente à Justiça, podem se apresentar em um ponto de atendimento definido pelo Judiciário, inclusive aos finais de semana e feriados e se identificar pelo reconhecimento facial.

A tecnologia facilitou para o sentenciado a celeridade de obter  comprovante do seu comparecimento em juízo. Isso porque aqueles que se cadastraram ao sistema não necessitam mais ir até a Vara de Execuções, onde enfrentavam fila no balcão de atendimento para assinar um livro; um processo que demorava horas passa a ser resolvido em segundos. Aqui, não há que se falar em aglomeração de pessoas.

Sobre o posicionamento da IBM, Microsoft e Amazon, elas expressaram às autoridades norte-americanas a complexidade sobre a biometria facial passiva. Tudo isso, no contexto dos protestos de violência policial e passeatas antirracistas desencadeadas pela morte de George Floyd, em Minneapolis (EUA), há mais de um mês. Em carta enviada ao Congresso norte-americano, o executivo-chefe da IBM, Arvind Krishna, foi contundente ao afirmar que a empresa "se opõe firmemente e não tolerará o uso de nenhuma tecnologia, incluindo o reconhecimento facial, oferecida por outros fornecedores, para vigilância em massa, elaboração de perfis raciais, violações dos direitos humanos e liberdades básicas". As demais foram mais amenas em seus posicionamentos e aguardam melhor regulação. O tema é complexo e exige debate público e esclarecimentos sobre os limites de uso, por parte do Estado, da leitura e cadastro de rostos.

Em outra frente, a leitura facial ativa se torna cada vez mais comum em nossa sociedade moderna. Ela já deixou de ser coisa de filme de ficção científica e começa a ser cotidiana. Além disso, 2020 se mostra um caminho sem volta para a adoção do reconhecimento facial. Isso porque tocar em objetos de uso comum vai ser cada vez mais difícil, uma vez que a Covid-19 cravou a era da segurança epidemiológica.

Agora, convivemos com a preocupação constante de saber no que se pode encostar e se determinada superfície está ou não contaminada. É por isso que soluções tecnológicas em biometria de reconhecimento facial estão sendo cada vez mais incorporadas à realidade das pessoas, tanto em sistemas de acesso, como catracas e portões, por exemplo, quanto no momento de bater o ponto. O reconhecimento facial ativo veio para ficar. Uma tecnologia totalmente segura e antifraude, capaz de identificar o usuário cadastrado até mesmo com máscara. E ainda preserva a saúde das pessoas.

Ricardo Cadar, CEO da Biomtech e especialista em biometria facial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.