Polícia Civil do DF deflagra "Operação Backdoor" para investigar invasão ao sistema do departamento de trânsito

0
0

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e a Polícia Civil do Distrito Federal deflagraram, nesta quarta-feira, 29, a Operação "Backdoor". A ação teve o objetivo de colher elementos de prova relativos ao cancelamento irregular de multas de trânsito por meio de invasão não autorizada em sistema informatizado do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF).

Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e oito mandados de busca em residências e no trabalho dos investigados.

As buscas e prisões visam obtenção de elementos probatórios para subsidiar as investigações em andamento. As informações colhidas até o momento apontam que fraudes foram realizadas por meio de acesso ao sistema do Detran via Internet por hackers, que se aproveitaram de vulnerabilidade existente, cancelaram multas e retiraram restrições judiciais e administrativas, permitindo inclusive o licenciamento e a transferência de propriedade de veículos com pendências.

Constatou-se que as fraudes foram encomendadas pelos proprietários e usuários dos veículos a despachantes que, por sua vez, solicitavam que a alteração no sistema Getran fosse realizada por hackers. Verificou-se ainda participação de servidor cedido ao Detran/DF, que repassava informações internas a ex-despachante que comercializava as fraudes.

O laudo pericial produzido pelo Instituto de Criminalística, através da Seção de Perícias de Informática, apontou que o somatório dos valores das multas canceladas indevidamente utilizando o mesmo esquema criminoso é de R$ 1.371.658,99 mi, no período compreendido entre maio de 2019 a janeiro de 2020. Essas multas pertenciam a um total de 612 veículos. As restrições judiciais e administrativas desbloqueadas utilizando o mesmo modus operandi pertenciam a um total de 80 veículos.

O Detran/DF prestou plena colaboração na apuração dos fatos. As investigações ainda estão em curso, de forma que não haverá atendimento à imprensa.
Backdoor é o termo em inglês que define a vulnerabilidade utilizada pelos hackers para o cometimento das fraudes.

Deixe seu comentário