Process Mining da ABBYY facilita a reinvenção dos negócios no mundo pós-covid

0

Post content – A reinvenção dos processos de negócios no mundo pós-covid foi o tema do debate promovido pela ABBYY, empresa de inteligência digital, nesta semana. O encontro Roda Viva: Inovação em processos em tempos de COVID teve como debatedores Cláudio Chaves, diretor Regional da ABBYY América Latina; Luciano Ramos, gerente de Pesquisa e Consultoria do IDC América Latina e Jefferson Costa, diretor Sênior para Dados e Inteligência Artificial da Avanade América Latina e APAC.

Jefferson Costa, da Avanade, fez uma análise de como os negócios foram alterados durante o período da pandemia.  "O impacto da pandemia levou as organizações a  repensarem a visão que tinham  sobre a continuidade de negócios. O mundo passou pela desaceleração da economia, pela recessão e busca, agora, a retomada do crescimento e compreender o que chamamos de novo normal", argumentou. Nesse contexto, cada setor da economia teve uma reação em tempos diferentes – isso foi determinado pela agilidade de cada vertical e cada empresa em digitalizar e redesenhar seus processos. "Tudo depende de como as empresas encaram a transformação digital.  Aquelas focadas na digitalização simples demoraram um pouco mais para perceber que, no mundo pós-covid, os processos são mais complexos, exigindo que os profissionais de processo impulsionem as inovações de negócios com a ajuda de inteligência artificial e machine learning". Na visão de Costa, coletar e analisar dados é uma fase essencial no processo de process mining. Isso deve ser feito de forma contínua, inclusive oferecendo uma visão preditiva sobre possíveis mudanças no processo. "Essa agilidade é uma alavanca para o crescimento dos negócios no novo normal".

Para Cláudio Chaves, diretor Regional da ABBYY América Latina, um dos impactos mais claros da pandemia nos negócios foi a compreensão da importância de aliar a digitalização  à inteligência de processos. Essa estratégia deve acontecer em paralelo, propiciando à empresa inovação na gestão de seus negócios e ganhos efetivos na experiência oferecida a seus clientes.

Profissionais de processo ganham domínio sobre recursos IA e ML

"Nesse contexto, merece destaque o papel crítico dos analistas de negócios e experts em desenho de processos. No mundo pós-covid, a complexidade das redes de fornecimento (supply chain) é tal que somente com auxílio de plataformas de Process Mining baseadas em IA e ML torna-se possível mapear o processo real. Em 2021 e além, o mercado passa a buscar profissionais de processos capazes de lidar com a complexidade da economia digital". Com isso, os profissionais de negócios não se viram mais ameaçados pela tecnologia. A ideia básica da Mineração de Processos é descobrir, monitorar e melhorar processos reais, extraindo conhecimentos de logs de eventos disponíveis em diversos sistemas de informação.

Segundo Chaves, a automação de processos do passado centrava-se somente nas entrevistas com colaboradores, nas respostas a questões iniciais. Entretanto o Process Mining oferece insights e ações às organizações relacionando aprendizagem de máquina e mineração de dados, o que garante muito mais confiabilidade à tomada de decisões para implementar processos novos e mais eficientes.

"Este aprendizado se dá pela própria variação dos processos dentro da companhia e por estes ambientes dinâmicos.  A tecnologia coleta a informação e dá início a novos processos e todo o contexto se executa de forma dinâmica. Essa abordagem permite que se perceba rapidamente onde se encontram os gargalos. A conexão entre a plataforma de Process Mining e sistemas como ERP, por exemplo, automatiza ações corretivas, além de gerar alertas sobre a necessidade de desenhar novos processos para fortalecer ainda mais os negócios". Essa estratégia entrega à empresa como um todo – incluindo o C-Level – uma visão preditiva e muito inovadora sobre o papel dos processos na empresa digital.

Para Luciano Ramos, gerente de Pesquisa e Consultoria do IDC América Latina, o mercado está percebendo a importância dos desafios e benefícios que o Process Mining oferecem às empresas.  Como ele evidenciou, hoje as companhias procuram encontrar as melhores ações  para identificar problemas de negócio e para isso é necessário a coleta de dados ( estruturados ou não) para análise e consequente automação, bem como estabelecer métricas  para ter sucesso em cada etapa da automação.

Velocidade na correção de processos é essencial

"As companhias precisam monitorar e identificar rapidamente as falhas nos processos e automação para corrigi-las – a velocidade é fundamental para isso. Ao mesmo tempo, é importante a construção de Business Cases de acordo com as melhores práticas e com isso, acelerar o desenvolvimento dos processos", argumentou.

Segundo ele, o home office desse período de pandemia acelerou a procura por plataformas de automação e as empresas que melhor entenderam os ciclos dos processos  conseguiram melhores resultados.

"A automação sofreu, de um dia para o outro, um grande impulso – mas em muitos casos não havia muitas métricas e não havia consenso entre quais processos seriam elegíveis para a transformação", disse Cláudio Chaves. "A introdução da Inteligência Artificial e do Machine Learning  compuseram um novo dataset  para treinar os modelos de processo,  tudo isso visando ter uma visão  apoiada  em pessoas , processos e profissionais  que fazem mais sentido para os negócios nestes novos tempos", reforçou.

As soluções e serviços ABBYY capacitam as organizações a ganhar um total entendimento de seus processos de negócios e do conteúdo que abastece esses processos. Um dos destaques da oferta ABBYY é, por meio de recursos de inteligência artificial, realizar a descoberta dos processos reais da empresa, em muitos casos diferentes dos processos oficiais da organização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.