A maior aplicação Blockchain que existe

0

Enquanto conversamos, milhares de engenheiros em seus times de tecnologia estão debruçados sobre algum blockchain. Escutamos de acordos entre a Matic e a Disney para tecnologias web3, da Algorand com a FIFA par NFTs e da VeChain, uma blockchain focada em cadeias de suprimento, as "supply chains" em um acordo com o UFC, que a primeira vista parece ser somente uma ação de marketing.

Podemos, contudo, elencar as tecnologias que utilizam blockhain em termos de aplicação comercial, ou seja, as mais utlizadas e disponíveis com mais facilidade a qualquer indivíduo que deseja se tornar usuário. Só decidir e usar. São eles: Bitcoin, Tokens e Altcoins, Stablecoins, NFT e DeFi.

DeFi são as Finanças Decentralizadas. Contratos inteligentes que visam oferecer a investidores uma participação em mecanismos decentralizados e automatizados de compra e negociação. É inegável o papel de procedimentos que podem ter estas duas características no mercado financeiro, e, portanto, inevitável que mais aplicativos, cada vez mais robustos e seguros, sejam criados, testados, e virem lugar comum no futuro. Ainda que hoje lhes faltem uma certa camada de segurança. O risco do seu dinheiro ir a zero em um DeFi, hoje, é real e iminente para qualquer investidor, com mais ou menos experiência.

Os NFTs – tokens não-fungíveis- são uma aplicação comercial de uma assinatura em uma blockchain. Eles funcionam como uma prova de que um dado documento passou por um processo de transferência de posse. A Blockchain legitima essa transferência do autor para o comprador. É 100% seguro? Se o usuário já tiver noção de como proteger este bem – a chave privada – que agora é uma linha de informação, é algo seguro, sim. Não é o caso da maioria dos interessados na tecnologia, no entanto. Eles dependem de plataformas que o ajudem a ter a posse, e estas se mesclam com plataformas de compra de NFTs, o que cria brechas de segurança das mais diversas. Além do efeito "hype", que dão preço de ouro a algo que ainda tem muito a evoluir.

Os Tokens e Altcoins compõem um grupo de número surreal de projetos de moedas, fichas, ingressos, etc, que, por mais que ofereçam alternativas interessantes dentro do que o Bitcoin iniciou, (eu mesmo gosto muito de algumas ideias, ainda que não as tenha na minha carteira…) nenhuma delas realmente entrega nenhuma vantagem real até o momento. E acabam por atrair, mais do que qualquer outro tipo pessoa, aquelas que estão interessadas em vender por mais do que comprou. O uso e aplicabilidade, em si, ainda não atraem sua aquisição.

Não há como falar de Blockchain sem falar de seu pai, o Bitcoin. O Blockchain ganha grande atenção a partir do momento em que iniciativas e profissionais da tecnologia se inspiraram neste mecanismo de verificação em blocos do Bitcoin para desenvolver soluções, e muitos passam a achar que isto teria mais futuro que algo que visa ser dinheiro e concorrer com governos e legislações.

A despeito daqueles que acreditam "mais no Blockchain do que no Bitcoin", o Bitcoin funciona. Sistemas de pontos de venda estão cada vez mais avançados, permitindo uma transação comercial completa com ZERO banco envolvido. Pagador e recebedor sem intermediários, como propõe inicialmente Satoshi Nakamoto em seu whitepaper.

Não é descentralizado nem anônimo, mas…

Apesar do sucesso do Bitcoin, a aplicação mais utilizada do mundo Blockchain são as Stablecoins. Famosas por serem "criptomoeda sem o problema da volatilidade", elas permitem operações mais parecidas com o que as pessoas já faziam antes de surgir este mercado derivado do Bitcoin. Daí a sua popularidade. São a categoria de ativos criados por este mercado que mais circulam, que mais passam de carteira a carteira, pessoa a pessoa, e, assim, cumprindo papel de dinheiro como estamos acostumados. E até mais que o Bitcoin.

Nunca se utilizou tanto Stablecoins como hoje. Se somarmos todas, sua participação no mercado de cripto (market cap) se aproxima muito da do Ethereum, e muitas delas são lastreadas em Ethereum, precisam dele para se mover, ou foram desenvolvidas a partir dele. Ainda que o volume em dólares de Bitcoin e Ethereum sejam maiores, as Stablecoins circulam mais, são mais transacionadas por serem feitas para isso, ao passo que grande parte das reservas de Bitcoin e Ethereum vivem em "hold", ou seja, guardada nas carteiras em posse dos seus investidores.

As Stablecoins foram cruciais para que houvesse esta bolsa cripto análoga a bolsa de valores, o que alimentou o mercado de ofertas de Altcoins e Tokens, por bem ou por mal. Agora todas as moedas tinham um par com o dólar para tornar os trades delas algo mais familiar.

Mas o grande diferencial está no seu uso direto. Em países onde há dificuldade bancária em se converter dólares, como na América Latina e na África, as Stablecoins, junto com as exchanges e negociadores independentes, os famosos "p2p", facilitaram o recebimento de pagamentos do exterior, contribuindo para a entrada de mais dinheiro no país com um fator de eficiência extra. É tudo que todos sempre falam que uma moeda precisa – um uso real onde há notável injeção de valor.

Este novo mundo pós-pandemia demanda mais trabalho remoto do que nunca. Neste cenário, as Stablecoins adicionam a camada de eficiência que está fazendo a diferença. Permite conversão nas quantidades que se deseja e na hora que melhor favorecer o usuário. Podem ser convertidos em centenas de outros ativos e produtos de investimento em poucos cliques.

A eficiência adicional é tão evidente que os próprios bancos centrais estão se movimentando para lançar sua versão inspirada na tecnologia e funcionamento das Stablecoins. As CBDCs – moedas digitais dos bancos centrais, estão vindo aí para competir e só devem melhorar a vida de profissionais da internet. E o trabalho pela internet tem agido como um vortex, sugando profissionais, sobretudo os jovens, e sinalizando que deve ser a tendência geral do trabalho global nos próximos anos. O que vai exigir ainda mais da estrutura de conversão de valores impulsionados pelas Stablecoins.

Fabiano Dias, diretor de Negócios Internacionais pela Bitwage.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.