O número de pessoas com acesso à internet no Brasil chegou a 83,4 milhões de pessoas no segundo trimestre, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online divulgada nesta quarta-feira, 29. Os dados consideram o acesso feito de diversos ambientes, tais como de casa, trabalho, escolas e até lan houses, portanto esse contingente não diz respeito à quantidade de assinantes, mas de pessoas que simplesmente acessaram a web.
O número representa um crescimento pequeno, de apenas 1%, em relação ao trimestre anterior, de apenas 1%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 7%.
O levantamento aponta que, em julho, mês de férias, o número de usuários ativos em casa ou no local de trabalho diminuiu 4,4% em relação ao mês anterior e ficou em 48,3 milhões de pessoas. Na comparação com julho de 2011, o crescimento do número de usuários ativos é de 8%. O total de pessoas com acesso em casa ou no local de trabalho é de 68 milhões.
Os sites que mais cresceram em julho na comparação com o mês anterior foram os de esportes, fotografias, eventos, previsão do tempo, destinos de viagens e venda de passagens rodoviárias. Os sites esportivos cresceram 2,3% no mês e chegaram a 21,9 milhões de usuários únicos, enquanto os sites de fotos cresceram 3,2% e atingiram 14,1 milhões de usuários. Nos últimos meses, cresceu a visitação a sites de serviços de fotografias que permitem melhorar fotos de celular para publicação em redes sociais.
Segundo o AdRelevance, serviço do Ibope Nielsen Online que monitora a atividade publicitária na internet, em julho foram veiculadas 7.193 campanhas publicitárias, volume 32% maior que o registrado em julho de 2011. O número de banners cresceu 34% no período, ao passar de 16.364 para 21.846.