Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Vendas de sistemas de videoconferência e telepresença mantêm queda no 2º tri

Vendas de sistemas de videoconferência e telepresença mantêm queda no 2º tri

0
Publicidade

O mercado mundial de sistemas de videoconferência e telepresença registrou queda no segundo trimestre. As vendas tiveram recuo de 10,7% entre abril e junho na comparação com o mesmo intervalo de 2012, segundo dados da IDC. Durante o período, a receita do segmento foi de US$ 532 milhões, cifra 34,3% menor que obtido no quarto trimestre de 2011. De acordo com a consultoria, este é o segundo trimestre consecutivo de declínio nas vendas.

Com relação ao segmento de telepresença com tecnologia multi-codec imersiva o mercado continuou a registrar queda no segundo trimestre, de 32%, comparado ao ano anterior. Já o segmento de infraestrutura de videoconferência caiu 20,4%, na mesma base de comparação. Por outro lado, os sistemas de vídeo em desktops contabilizaram receita 7,7% maior em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Regionalmente, os mercados da Ásia-Pacífico e América Latina foram os que registraram as maiores quedas no período, de 14,1% e 11,3%, respectivamente. A região que engloba a Europa, Oriente Médio e África (EMEA) também apresentou queda, de 8,8%.

A Cisco Systems manteve a liderança no mercado de sistemas de videoconferência e telepresença no segundo trimestre, com 41% de market share, embora tenha apresentado queda de 7,5% na receita. Do mesmo modo, a Polycom viu sua receita cair 14,8% na comparação trimestral anual e agora detém 29,2% do mercado, na segunda colocação. A Huawei aparece na sequência, com 7,6% de participação.

“A situação macroeconômica, incluindo a recessão na Europa e os cortes de orçamento nos EUA, produziu um cauteloso ambiente de gastos de TI no primeiro semestre do ano, com a perspectiva de gastos não muito promissores para o segundo semestre”, afirma Rich Costello, analista sênior de infraestrutura de comunicações corporativas da IDC.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

Sair da versão mobile