Microsoft e RNP assinam acordo de cooperação em prol da educação e do empreendedorismo

0

A Microsoft e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) assinaram nesta terça-feira, 28, um acordo de intenções para apoiar a educação e o empreendedorismo nas instituições usuárias da RNP. A iniciativa faz parte do compromisso da Microsoft em contribuir com o desenvolvimento do país por meio do apoio à educação, disponibilizando tecnologia de ponta e capacitação para alunos, professores e profissionais de instituições de ensino.

Com a parceria, cerca de 1.200 campi de instituições de ensino com unidades nas capitais e no interior – entre elas universidades e escolas federais – terão acesso às plataformas Microsoft com o Office 365 para Educação (nuvem) – como e-mail e calendário (Outlook), conferências online e mensagens instantâneas (Skype), rede social corporativa (Yammer), editor de textos (Word), editor de planilhas (Excel), apresentação de slides (PowerPoint), caderno digital de colaboração em sala de aula (OneNote), armazenamento de arquivos (OneDrive) e colaboração em tempo real (Teams).

Também serão disponibilizadas soluções para apoio acadêmico e treinamentos, como o conteúdo STEM, um programa de aulas gratuito, focado em Ciência, Tecnologia, Engenharia, e Matemática, com pacotes de conteúdo para apoiar professores na construção de atividades práticas que incorporam pensamento computacional e de design no currículo de ensino médio.

Além disso, está inclusa a oferta de capacitação do corpo docente que, por meio do programa gratuito de "Consultores Educacionais da Microsoft", poderá receber treinamentos para inserção de tecnologia no processo de aprendizagem e nas ferramentas cedidas no acordo. "Essa capacitação se estende aos professores, pesquisadores, alunos e gestores de TI", explica Nelson Simões, diretor-geral da RNP.

"A Microsoft assumiu um compromisso com a educação. Adotamos a missão de promover a tecnologia como uma aliada dos profissionais para que eles possam utilizar nossas ferramentas para inovar com aulas que estimulem a participação do aluno com mais criatividade. Por isso, essa parceria é fundamental para apoiarmos este setor, ampliando o acesso à capacitação em tecnologia e contribuindo para impulsionar a atividade empreendedora", afirma Ronan Damasco, diretor nacional de tecnologia da Microsoft Brasil.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), mantida em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que fornece às instituições públicas de pesquisa e de ensinos superior e tecnológico uma infraestrutura de redes avançadas que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento. Por meio de aplicações dessa rede, possibilita a qualificação de profissionais, a criação e realização de projetos inovadores e a implementação de políticas públicas nas áreas de tecnologia, educação, saúde, cultura e defesa.

"Com essa parceria, ampliaremos nossa capacidade para atender às necessidades da comunidade acadêmica brasileira em termos de infraestrutura e de serviços para viabilizar a comunicação, colaboração e desenvolvimento de novas aplicações", diz Nelson Simões, diretor-geral da RNP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.