Mercado Livre reforça logística e anuncia linha de crédito para marketplaces

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O Mercado Livre América Latina, anunciou nesta quinta-feira, 29, durante o Mercado Livre Experience 2019, a ampliação de processos logísticos e da oferta de crédito ao consumidor do marketplace.

O Mercado Envios, unidade de logística da empresa, anuncia o programa Places. Ainda em fase piloto e com foco na capital de São Paulo, esse serviço viabiliza que locais habilitados pelo Mercado Livre recebam pacotes de vendedores do marketplace. Os produtos são retirados pela equipe de Cross-Docking da empresa, que dá seguimento ao envio ao consumidor da forma mais rápida.

"Neste projeto piloto, estamos com 10 pontos habilitados, entre eles, um próprio do Mercado Livre, na Vila Guilherme. O objetivo é, até o final do ano, chegarmos a 300 pontos", afirma Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios para a América Latina. A Kangu é o parceiro logístico do Mercado Livre para Places, o qual atua como um agregador dos pontos físicos.

O executivo de Mercado Envios também anunciou uma parceria com a Azul Cargo Express para entregas de encomendas via aérea em todo o Brasil. Para o consumidor, isso significa entregas mais rápidas, utilizando a malha logística do Mercado Livre e a da Azul, que cobre todo o território nacional, com 900 voos diários. "Por meio dessa parceria, temos a expectativa de atingir números altíssimos de entregas em tempo cada vez menor", destaca Bassoi.

Malha Logística

O Mercado Livre ampliou recentemente a sua malha logística com a inauguração de um CD de Fulfillment em Cajamar-SP – um primeiro CD já havia sido inaugurado há dois anos, em Louveira-SP. Além disso, a empresa conta com três Centros de Cross Docking no estado de São Paulo. Isso representa uma malha logística de mais de 200 m2.

"Atualmente, cerca de 30% de todas as entregas são realizadas por meio dessa nossa malha logística. Há um ano, eram apenas 5%. Também estamos avançando no percentual de entregas em até dois dias. Atualmente, 60% das entregas feitas por Fulfillment ocorrem neste prazo", explica Bassoi.

Democratização do crédito

O Mercado Livre, por meio do serviço Mercado Crédito, também divulgou no evento a ampliação da oferta de crédito aos consumidores da plataforma (financiamento de compras por meio do parcelamento de boletos). Agora serão 3,1 milhões de clientes com crédito pré-aprovado.

"Nosso cliente terá à sua disposição uma contratação de crédito simples e rápida, 100% digital e sem tarifas extras", destaca Pedro de Paula, head do Mercado Crédito no Brasil. "Nosso modelo de análise de crédito tem como diferencial o conhecimento do histórico do cliente no Mercado Livre. Desenvolvemos um modelo de Machine Learning que permite uma avaliação assertiva do 'bom pagador'", destaca Pedro de Paula, head do Mercado Crédito no Brasil.

Na fase atual, a oferta de crédito para consumidores na plataforma já contemplou cerca de 350 mil clientes do marketplace, sendo que 70% dessa base são recorrentes ou já receberam aumento no valor da linha de crédito.

"O serviço é destinado às pessoas que hoje não são atendidas adequadamente pelo sistema financeiro tradicional. Três em cada dez brasileiros utilizam o crediário como forma de financiar suas compras, mas esbarram na dificuldade em comprovar renda ou possuir um bom score de crédito. Facilitar a compra de bens de valor agregado é o primeiro passo que damos para ampliar o acesso ao crédito para consumidores, e está em linha com a nossa missão de democratizar o comércio e contribuir com a inclusão financeira", ressalta Pedro.

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