A IronPort Systems, fornecedora de soluções para segurança de e-mail e ambientes web, constatou em seu relatório mensal que mais de 50% dos desktops corporativos em todo o mundo estão infectados com algum tipo de spyware, sendo que nos Estados Unidos, a taxa chega a 70%. O estudo também aponta que os cavalos de Tróia e monitores de sistemas respondem por 7% das infecções.
A empresa calcula que os malwares representam um prejuízo anual de US$ 150 por PC às empresas. O cálculo se refere apenas aos custos diretos associados ao controle e remoção dos malwares, sem considerar os bilhões de dólares de prejuízos decorrentes de um eventual vazamento ou perda de informações confidenciais, por exemplo. Embora represente uma grave ameaça, o número de empresas que implementaram defesas anti-spyware é inferior a 10%, seugundo a IronPort.
A velocidade, variedade e periculosidade dos spywares e de outros ataques de malwares, segundo a empresa, confirmam a importância de se ter uma plataforma poderosa e segura, para proteção do perímetro da rede corporativa contra tais ameaças. E com base no crescimento da incidência dessas pragas virtuais, a empresa acaba lançar o dispositivo de segurança para ambientes web S-Series. Trata-se de uma linha de gateways desenvolvida para impedir a entrada de malwares na rede, com latência próxima a zero, visando preservar a experiência do usuário na internet.