Publicidade

    Estudo diz que geração Y prefere um autoatendimento digital e interativo

    0
    Publicidade

    A Aspect Software divulgou um estudo que examina divergências tecnológicas e de geração entre grupos de consumidores e suas percepções e preferências quanto ao atendimento ao cliente. O principal argumento: as empresas precisam passar a considerar o quanto antes as preferências de relacionamento de clientes da Geração Y, ou correm o risco de não fazerem negócios.

    O “Índice de Experiência do Cliente da Aspect: Pesquisa sobre as Expectativas de Atendimento ao cliente da Geração Y” fornece uma análise sobre como as empresas podem adaptar-se a este desafio em constante mudança. O novo estudo, desenvolvido juntamente com o especialista em Geração Y, Jason Dorsey (The Gen Y Guy), foi concebido para ajudar as empresas a identificarem as principais características da população cada vez mais influente que é a Geração Y (pessoas com idade entre 18 e 34 anos). As descobertas do estudo ajudarão as empresas a lidar com as necessidades e expectativas em constante evolução da Geração Y ao se envolverem com as marcas.

    As principais conclusões do estudo incluem:

    *A experiência do cliente é cada vez mais definida pelo atendimento ao consumidor: 76% dos clientes de todas as gerações enxergam o atendimento como um “verdadeiro teste” de quanto a empresa os valoriza.

    *Quase um terço dos consumidores prefere limpar um vaso sanitário a conversar com o atendimento ao cliente das empresas.

    *56% dos que fazem parte da Geração Y deixaram de fazer negócio com pelo menos uma empresa no ano passado devido a um mau atendimento ao cliente.

    *As preferências dos clientes não estão sendo consideradas: 73% deles disseram que deveriam estar habilitados a resolver a maioria dos problemas com produtos e serviços por conta própria.

    *A grande oportunidade: auxiliar os clientes a ajudarem a si próprios e deixá-los fazer por meio de canais de texto e outros canais digitais. 65% de todas as gerações e 69% dos pertencentes à Geração Y afirmam sentir-se muito bem com relação a si mesmos e com a empresa quando são capazes de responder a uma pergunta ou resolver um problema relacionado à essa empresa por conta própria.

    “Os consumidores interagem com o atendimento ao cliente em média 65 vezes por ano, embora estejam cada vez mais desapontados com uma experiência que não reflete suas preferências digitais e de mobilidade, nem a sua vontade de resolver problemas por conta própria. Isso representa para as empresas uma enorme oportunidade perdida de fazer negócios e garantir a fidelidade do cliente”, diz Joe Gagnon, vice-presidente sênior e gerente geral de Soluções em Nuvem da Aspect. “Como a Geração Y é mais fiel à experiência do que à marca, o relacionamento com o cliente está rapidamente se tornando um fator muito mais influente na construção de uma percepção de marca positiva. É imperativo que as empresas adaptem suas estratégias de atendimento ao cliente para entregar uma interação que aborde as preferências de relacionamento da Geração Y”, acrescenta o executivo.

    Enquanto as empresas precisam de estratégias eficazes para todas as gerações, elas não podem se dar ao luxo de ignorar o aumento do poder de compra da Geração Y. Esta geração está pronta para gastar, em 2017,mais do que os “Baby-Boomers” (nascidos entre 1946 e 1964). Os integrantes da Geração Y não têm medo de trocar com quem fazem negócios caso se sintam insatisfeitos. O estudo sugere que as empresas dispostas a adotar o suporte e o autoatendimento omni-channel integrados terão uma vantagem competitiva sobre empresas que optam por contar com canais de suporte e tecnologias tradicionais.

    “Os consumidores da Geração Y são autossuficientes e, ainda que não sejam necessariamente experts no assunto, são dependentes da tecnologia. Eles esperam retorno instantâneo e apreciam a velocidade e a facilidade de uso”, diz Jason Dorsey, diretor de Estratégia do Center for Generational Kinetics. “Quando se trata de atendimento ao cliente, o consumidor da Geração Y busca tanto a capacidade de se comunicar da maneira que quiser, seja por meio de texto ou via Twitter, bem como manter o mesmo nível de personalização de quando fala com um agente em tempo real. Portanto, as empresas que não se adaptarem a essa abordagem de relacionamento estarão correndo um grande risco de obsolescência no curto prazo”, completa o especialista.

    Índice de Experiência do Cliente da Aspect

    O relatório sobre a Geração Y é um estudo, online, realizado nos EUA pela Conversion Research a pedido da Aspect Software e do Center for Generational Kinetics, em fevereiro de 2015. A amostra de participantes envolveu 1.050 americanos, com idade entre 18 e 65 anos, divididos por região e por sexo de acordo com a projeção de censo mais recente, com 25% das pessoas com idade entre 18 e 34 anos.

    Jason Dorseye – Center for Generational Kinetics

    Conhecido como o “Gen Y Guy”, Jason é um autor de best-sellers de destaque, tendo participado dos programas 60 Minutes, 20/20, The Today Show, The View, The Early Show e dezenas de outros como um perito em pesquisas sobre a Geração Y. Ele atua como diretor de Estratégia do Center for Generational Kinetics, uma organização de pesquisa que revela novas descobertas e tendências entre as gerações por meio de estudos, palestras e estratégias originais.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile