Hackers que roubaram contas de usuários do Yahoo não têm ligação com governos, afirma empresa

0

Uma empresa de segurança da informação disse nesta quinta-feira, 29, que os hackers que roubaram pelo menos 500 milhões de registros de contas de usuários do Yahoo há dois anos são criminosos comuns que estão vendendo o acesso ao banco de dados da empresa, e não um grupo ligado a qualquer governo, como Yahoo afirma.

A InfoArmor, que teve acesso a porções da base de dados do Yahoo, descriptografou com sucesso as senhas de oito contas do Yahoo fornecidas pelo The Wall Street Journal — o que lhe deu aceso desde a data de nascimento, número de telefone até informações de CEP associadas com as contas.

A InfoArmor disse que os hackers, a quem chama de "Grupo E", venderam todo o banco de dados do Yahoo pelo menos três vezes, inclusive para um agente patrocinado por um governo. "Os hackers estão envolvidos em um negócio lucrativo e têm histórico criminoso significativo, já que vendem dados para outros criminosos e não agiram em nome de qualquer governo", disse Andrew Komarov, diretor de inteligência da InfoArmor. "Nós não vemos nenhuma razão para dizer que é patrocinada por algum Estado", disse ele.

O Yahoo não respondeu ao pedido do jornal americano para comentar o assunto.

Komarov disse que a InfoArmor vem acompanhando o Grupo E há três anos. Ele acredita que os hackers são do Leste Europeu, mas se recusou a especificar o porquê. A InfoArmor também liga o grupo a hackers que roubaram mais de 2 bilhões de registros de cerca de uma dúzia de sites, incluindo LinkedIn, Dropbox e MySpace.

Em um relatório publicado na quarta-feira, 28, a InfoArmor ofereceu alguns novos detalhes sobre a violação das contas do Yahoo e o Grupo E. A análise ainda deixa muitas perguntas sem resposta, incluindo como a empresa obteve acesso ao banco de dados e por que o Yahoo não revelou a magnitude da violação por quase dois anos. A InfoArmor se recusou a dizer se tem uma cópia do banco de dados ou se ele foi acessado através terceiros.

O Yahoo disse que começou a investigar o vazamento dos dados em julho, época em que estava finalizando o processo de venda de seus ativos de web à Verizon Communications, por US$ 4,8 bilhões. No dia 9 deste mês, o Yahoo disse que não estava ciente de qualquer "violação de segurança" ou "perda, roubo ou acesso não autorizado" a dados de usuários.

O The Wall Street Journal informou na semana passada que o Yahoo detectou em 2014 o que acreditava ser uma pequena brecha de segurança envolvendo de 30 a 40 contas que foi explorada por hackers que trabalhavam para o governo russo. O Yahoo relatou o incidente ao FBI no final de 2014 e notificou os usuários afetados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.